Google anuncia parceria com reguladoras para reformular rastreamento de anúncios

O Google e a Autoridade de Concorrência e Mercados (Competition and Markets Authority – CMA), órgão responsável por regular a concorrência no Reino Unido, vão trabalhar em conjunto para reformular a segmentação de anúncios on-line, que usam cookies de terceiros para rastrear e redirecionar usuários a propagandas. A intenção é usar um novo conjunto de tecnologias que, futuramente, irá excluir esses tipos de arquivos do navegador da empresa: o Chrome.  

A mudança vem após a CMA anunciar no início deste ano que iria investigar formalmente o uso de inteligência artificial (IA) da gigante em tecnologia para agrupar e redirecionar usuários aos anúncios. De acordo com o Google, esta é a primeira vez que reguladores e empresas de tecnologia trabalham juntas para melhorar a navegação que, além da CMA, terá também o Information Commissioner’s Office (ICO), órgão responsável pela proteção de dados no Reino Unido, envolvido.publicidade

“A CMA está assumindo um papel de liderança na definição de como podemos trabalhar com as empresas de tecnologia mais poderosas para moldar seu comportamento e proteger a concorrência para benefício de consumidores”, disse o executivo-chefe da CMA Andrea Coscelli, em comunicado.

A nova abordagem do Google, chamada de Privacy Sandbox, pretende orientar melhor a privacidade dos cookies de rastreamento com intuito de proteger, assim, a privacidade do Chrome e de seus usuários.

Entretanto, mesmo com a boa intenção, a nova política levantou dúvidas de que o método poderia prejudicar a concorrência e concentrar ainda mais o poder nas mãos do Google, além de conter divergências do programa com o regulamento europeu de proteção de dados e a lei antitruste, dos Estados Unidos.

O Google afirmou que a implantação do projeto será transparente e assumiu o compromisso de não combinar dados de usuários dos históricos de navegação do Chrome ou do Google Analytics com seus produtos de publicidade, o que traria vantagem à gigante das buscas.

Para a CMA, os compromissos firmados atendem às preocupações da reguladora. Ainda assim, uma consulta pública será aberta para analisar se a reformulação se encaixa em todos os pontos importantes de mercado e concorrência na internet.

Clique aqui para ler o anúncio da autoridade do governo britânico na íntegra, e aqui para ler o comunicado do Google.

Fonte: Olhar Digital

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