Finalizado o hiato de atualizações no iOS, chegou a vez do Google Maps receber parte das suas compilações pendentes por lá. Sem levar novidades a alguns de seus recursos no sistema da Apple desde novembro, a Gigante das Pesquisas volta a deixar seus aplicativos em dia no rival do Android e, aparentemente, oficializa sua “rendição” aos padrões de privacidade da fabricante do iPhone.
Este mês, o Google finalmente informou a Apple quais seriam os dados coletados por cada um dos seus apps, informação demandada a partir de dezembro pela App Store, mas “ignorada” pela Gigante da Web sem motivo claro. Junto a essa negligência, aplicativos do ecossistema Google ficaram sem atualizações por quase cinco meses.
Alguns deles, vistos até como “pouco relevantes” para a coleta de dados, ficaram de fora desse grupo e receberam pequenas atualizações. O Google Maps, por sua vez, se juntou aos demais e seu último pacote de novidades data de 1° de dezembro de 2020, quando foi colocado na versão 5.58 e teve apenas alguns bugs corrigidos. No mais recente update, as mudanças foram exatamente as mesmas, agora sob o número 5.65.
De modo geral, apesar de não mudar muita coisa para quem está no iOS, a atualização reforça o fim do abandono do Google. Por enquanto, a companhia não se pronunciou sobre o retorno dos pacotes, tampouco justificou os dados requeridos no aplicativo.
Relembre a confusão
No final de novembro, a Apple colocou em prática alguns dos primeiros conceitos do App Tracking Transparency (ATT), a nova política de transparência da App Store. Com ela em vigor, desenvolvedores devem enviar à companhia os dados exigidos pelos seus aplicativos para que isso fique disponível ao público na loja de apps do iOS.
Para o Google, que lucra com direcionamento de propagandas massivo, isso colocaria em cheque práticas invasivas dos seus aplicativos, capaz de espantar os usuários e colocar a empresa em evidência.
Quando a mídia notou a ausência de atualizações, contatou o Google para obter a justificativa e ela negou qualquer explicação. As festas de fim de ano seriam as grandes responsáveis pela falta de atualizações, argumento que se sustentava para aquele período. Em fevereiro, então, apps do ecossistema Google notificaram usuários que suas versões estavam defasadas, alimentando a suspeita de que o iOS foi “jogado para escanteio”.
Se este será o fim do intervalo e desse aparente descontentamento do Google sobre as políticas de privacidade da Apple, só o tempo dirá. Usuários iOS apegados aos serviços da empresa de Mountain View podem ficar tranquilos quanto ao suporte aos seus aplicativos, pelo menos por enquanto.
Fonte: CanalTech
LEIA TAMBÉM:
Google Maps deixará você corrigir estradas manualmente com “desenhos” nos mapas
Google Maps: Street View ganha interface com tela dividida nos celulares Android
Google Maps começa a apresentar seu modo escuro nos aplicativos para Android
Aplicativo do Google Maps trará alertas de transporte relacionados à Covid-19
Google Maps: envio de localização em tempo real ficou mais prático
Google Maps passa a indicar restaurantes que realizam entregas na sua região
Google Maps trará informações de transporte público em 60 cidades do Brasil; veja a lista
Google Maps faz 15 anos, ganha novo ícone e novos recursos
Saiba como ver a aurora boreal pelo Google Maps
Google Maps começar a testar recomendações turísticas dos “Guias Locais” em seu aplicativo
Google Maps vai alertar quando motorista de aplicativo desviar do trajeto original
Google Maps adiciona novas categorias no aplicativo para o relato de incidentes
Fatos curiosos sobre o Google Maps que você jamais desconfiou
Realidade Aumentada do Google Maps já está disponível no Android e iOS
Aprenda a usar o Street View pelo aplicativo do Google Maps no seu celular Android
Possível base militar secreta chinesa é descoberta no Google Maps