Cinco formas de liberar espaço em um smartphone Android

Cinco formas de liberar espaço em um smartphone AndroidA falta de espaço para guardar dados pode virar um problema, especialmente se você está com o aparelho há algum tempo. Algumas medidas simples podem ajudar a reduzir a quantidade de arquivos guardados no seu dispositivo com sistema Android.

Limpe os dados – Primeiramente, baixe o aplicativo gratuito CCleaner. Ele analisa o seu smartphone em busca de arquivos que estejam ocupando espaço sem necessidade. Basta instalá-lo, iniciar a análise e depois clicar em apagar. Isso ajuda a melhorar o desempenho do seu dispositivo, especialmente se o armazenamento estiver no limite.

Transfira as fotos para um PC – Com o tempo, acumulamos uma grande quantidade de fotos em nossos aparelhos. Às vezes, até nos esquecemos que as imagens estão lá. Como as fotografias são arquivos grandes, transferi-las para um computador, um HD ou um serviço de nuvem é uma boa pedida. Dica: Dropbox, Google Drive e OneDrive criam cópias das suas fotos automaticamente. Usando algum desses aplicativos, você pode apagar os arquivos do seu aparelho (mas aguarde até que a sincronização termine).

Faça uma faxina nos apps – Os aplicativos gratuitos são maioria e, por isso, baixamos muitos. Talvez demais. Sendo assim, vale a pena fazer uma faxina no seu smartphone. Usamos, em média, 27 apps por mês, segundo um estudo da Nielsen. Um método interessante de seleção é avaliar quais você não usou nos últimos dois meses. E fique de olho nos games, eles costumam ser bastante pesados.

Use a nuvem – A computação em nuvem ajuda muito a liberar espaço no seu aparelho Android especialmente se você tiver uma rede Wi-Fi sempre por perto. Como no YouTube, os arquivos ficam guardados no servidor de uma empresa e você pode acessá-los sempre que precisar, desde que esteja conectado à web. Os já mencionados Dropbox, Google Drive e OneDrive são opções interessantes que oferecem armazenamento gratuito na nuvem.

Adote serviços de streaming – O streaming nada mais é do que a transmissão de arquivos via internet para o seu smartphone. Algumas empresas transformaram isso em negócios e cobram para que você ouça músicas e veja vídeos sem precisar ser um usuário de torrents ou downloads irregulares — que geram arquivos que pesam na memoria do seu aparelho. Alguns exemplos são: Google Play Music, Deezer, Spotify, Rdio, Netflix e Crackle (este último é gratuito).

Fonte: TecDica

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.