Conexões 4G podem virar coisa do passado na Coreia do Sul. O Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia do país anunciou planos para implementar uma rede 5G, até mil vezes mais rápida que a atual 4G baseada na tecnologia LTE.
Com essa velocidade, seria possível, por exemplo, baixar filmes e outros arquivos de cerca de 800 MB em apenas um segundo. Com a nova conexão móvel, também não existiria mais tempo de espera para carregar streaming de vídeos, nem mesmo em resolução UltraHD (4K).
Com isso, o governo coreano planeja investir US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 3,6 bilhão) em infraestrutura para garantir o aprimoramento da tecnologia, para que chegue à velocidade desejada. A expectativa é ter uma versão de testes estável em 2017 e, até 2020, a rede 5G pronta para comercialização.
A rede 5G e, mais especificamente, a metodologia de testes usada pela Samsung já foram criticadas no passado, inclusive pela famosa revista Forbes. Porém, como aponta o site Mashable, mesmo assim, parece que a Europa já tem planos para investir na mesma tecnologia em breve, talvez até vislumbrando seu lançamento também em 2020.
Fonte: TechTudo