Como definir as metas de sua empresa?

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Para que a sua empresa tenha sucesso e se destaque em meio a um mercado de extrema concorrência, escolher metas e objetivos certos é essencial para que os esforços possam ser otimizados e se aumentem as chances de alcançar os seus objetivos.

Qualquer bom gestor sabe que quando a economia de um país começa a se deteriorar, são as micro e pequenas empresas que dão o alarme, e os setores de serviços e comércio costumam ser os primeiros a responder.

Assim, o planejamento estratégico é essencial para enfrentar tempos instáveis. Neste momento, as metas são muito importantes para definir métodos e mensurar o progresso de uma organização.

Além do mais, ao considerarmos a economia do nosso país, que se mostra em constante instabilidade, é necessário estar pronto para as situações e saber o que fazer para que a sua empresa tenha eficácia através das metas e objetivos impostos.

Por isso, se a sua empresa de serviços de limpeza e conservação busca atingir objetivos maiores e se destacar em meio ao mercado, ter as metas bem definidas é um passo essencial e que tende a gerar benefícios únicos.

Afinal de contas, as empresas que não têm suas metas bem definidas acabam perdendo muito em relação à competitividade no mercado, não tendo seus serviços e ações otimizadas.

Sendo assim, neste artigo expomos como a gestão por resultados pode ser o ambiente certo para implementar metas e destacar seu negócio no mercado, proporcionando um cenário incrível diante da sua empresa.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre as metas, fazendo com que você entenda o que são elas, como são importantes para as empresas e algumas dicas para que as metas possam ser aplicadas e tenham o máximo de eficácia.

O que são as metas?

Metas são quantificações concretas do que queremos alcançar. Elas geralmente fazem parte de um objetivo mas são mais específicas e podem ser sobre qualquer coisa.

Ou seja, as metas fazem parte da nossa vida e nos acompanham em diversos momentos, seja para alcançar uma promoção em uma empresa de instalações hidráulicas ou até mesmo para iniciar uma atividade como a academia.

Logo, da vida pessoal à vida profissional, as metas ajudam as pessoas a alcançar o que desejam. Consequentemente, é importante defini-las para que você saiba exatamente o que precisa fazer para alcançá-las.

E quando consideramos as empresas, esse cenário não é diferente, pois as metas têm um papel determinante para que as empresas cresçam e consigam se desenvolver diante dos objetivos que geralmente são impostos.

Por isso, se a sua empresa tem em mente alcançar grandes objetivos e se tornar referência no mercado, as metas devem ser sempre estabelecidas com o máximo de precisão e assertividade possível.

Além do mais, as metas tendem a ser um fator-chave até mesmo ao se tratar do ânimo e motivação das equipes, gerando um diferencial único e muito mais precisão para que os objetivos possam ser alcançados.

Como as metas são importantes para as empresas?

Antes de entender por que definir metas é importante, é importante saber a diferença entre dois termos considerados sinônimos: meta e objetivo.

É verdade que ambos levam a uma ação a algo que se deseja alcançar, a diferença está basicamente na relação entre “o que você quer fazer” e “como você vai fazer”.

Ou seja, o objetivo é o que queremos alcançar, a meta é o caminho para atingir os objetivos que foram impostos.

Digamos que seu objetivo como diretor de uma empresa de automação industrial seja aumentar a receita em 30% no próximo ano. Quais metas você precisa definir para atingir esse objetivo? Podemos listar:

  • Reduzir custos em 10%;
  • Abaixar o nível inicial em 2%;
  • Aumentar as vendas de produtos de maior lucratividade em 5%.

É possível definir quantas metas forem necessárias para atingir um objetivo. É importante que siga critérios sensatos e realistas para evitar frustração e estresse por parte dos colaboradores e até mesmo de você.

Consequentemente, a jornada até o destino não pode ocorrer sem uma bússola, então é necessário estabelecer metas reais e perfeitamente alcançáveis.

O cérebro humano é seletivo. Quando definimos uma meta, ela concentra nossa atenção no que precisamos fazer para alcançá-la, o que quer dizer que estabelecer metas é essencial para condicionar nosso pensamento sobre o que realmente precisa ser alcançado.

Logo, as metas tendem a ser algo que nos ajuda a nos organizar e nos manter focados para que os objetivos possam ser alcançados e um cenário totalmente positivo possa ser estabelecido.

Mas, afinal, por que estabelecer metas? Para atingir seus objetivos com mais confiança e sem perder tempo com ações que não levam sua empresa aonde você deseja.

Além disso, as metas em sua empresa de sistema de combate a incêndio ajudam os funcionários a se concentrar no que desejam alcançar. Lembre-se sempre que sem objetivos claros, será mais difícil alcançar o valor do trabalho e o sucesso da empresa.

Como estabelecer metas?

Definir metas nos negócios traz muitos benefícios. Comece com este conselho: seja realista e saiba o que é possível alcançar diante do momento em que a sua empresa está vivendo.

Por exemplo, ao ter como meta vender um curso nr10 e propagá-lo diante do mercado, além de ser realista seus colaboradores tendem a entender onde a empresa deseja chegar e o quanto isso tende a ser vantajoso.

Logo, para que as metas sejam estabelecidas e que haja uma equação balanceada, pois superestimar a meta e não conseguir alcançá-la pode fazer com que seu planejamento estratégico pareça um fracasso, deixando sua equipe desmotivada.

Por isso, a importância de manter os pés no chão ao definir as metas é justamente para que a sua empresa consiga evoluir e atingir objetivos maiores e que tendem a ser uma porta para o sucesso.

Sendo assim, estabeleça metas que sejam realistas e alcançáveis, mas não tão simples que não exijam esforço. É preciso uma dose de coragem.

Afinal de contas, também não adianta ser totalmente passivo, pois o que vai fazer a sua empresa crescer e se desenvolver no mercado é justamente uma busca pelo desafio.

Logo, para que fique bem claro, confira algumas dicas para estabelecer as metas e ter o máximo de êxito ao implantá-las diante da sua empresa que trabalha com pendentes para balcão.

  • Estabelecendo objetivos;
  • Planejar metas para atingir o objetivo;
  • Crie um norte, o lugar aonde você quer ir;
  • Realize as ações necessárias;
  • Avalie e analise os resultados.

Dessa forma, ao se atentar a esses pontos e segui-los com o máximo de cautela, as metas em sua empresa tendem a ser estabelecidas com o máximo de precisão, gerando um diferencial único.

E não se engane ao achar que as metas só têm que ser relacionadas a melhorias externas, pois até mesmo a implantação de um software restaurantes tende a ser uma ação positiva e totalmente determinante para o sucesso da sua empresa.

Métodos para que as metas sejam estabelecidas

Administrar um negócio requer monitoramento constante das principais variáveis ​​e números que são críticos para o sucesso, mas como definir metas para obter resultados?

A primeira coisa a fazer é definir seu objetivo, mas isso já deve estar claro. Então como definir metas? Existem várias estratégias que podem ajudar os gestores nessa empreitada, sendo elas:

Método SMART

O nome vem das abreviações em inglês Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-based. De acordo com Peter Drucker, criador do método SMART, as principais características da definição de metas são essas:

Specific ou específico: os objetivos devem ser específicos. Evite objetivos vagos ou genéricos. Detalhes são bem-vindos aqui.

Measurable ou mensurável: o progresso em direção às metas deve ser facilmente rastreado usando métricas. Possua em mente palavras como “quando” e “quanto”, pois os números podem provar se estamos no caminho certo.

Attainable ou atingível: devem ser realistas levando em consideração até mesmo um empréstimo para empresa. Consequentemente, metas irrealistas devem ser evitadas, pois as metas exageradas põem em risco a motivação das equipes e de seus gestores.

Relevant ou relevante: o objetivo não deve entrar em conflito com a tarefa. Eles devem ser relevantes. O ideal aqui é fazer a pergunta “será que essa meta vai fazer diferença na conquista dos meus objetivos?”.

Time-based ou baseado no tempo: possua um cronograma claro e bem definido para cada meta para atingir seus objetivos. A escala de tempo pode ser de curto, médio ou longo prazo.

Método Graw Hawking

Desenvolvido pelo empresário norte-americano e consultor de startups Sean Ellis em 2010, essa é basicamente uma estratégia para encontrar atalhos ou brechas com foco no crescimento da empresa.

Em outras palavras, o método do growth hacking é acelerar o crescimento, ou seja, usar gatilhos para obter resultados satisfatórios e rápidos.

Para aplicar o método em uma empresa, o primeiro passo é ter um objetivo principal e definir o problema a ser solucionado. Quando terminar, o teste deve seguir um ciclo de cinco etapas.

Começamos pelo brainstorming, onde há a oportunidade de explorar as capacidades criativas e intelectuais de geração de ideias, priorizando sempre o crescimento.

Depois da “ventania de pensamentos”, escolha o que pode virar um experimento e qual é a prioridade para a implementação de cada um. A documentação dos resultados obtidos é essencial para alcançar os melhores resultados.

Experimente com recursos mínimos, pois esta etapa não requer grandes investimentos e não deve ser seu objetivo neste momento.

Por último, analise os resultados e aprendizado, comparando dados e estatísticas aqui, aplicando resultados e identificando possíveis erros que podem ser retificados em um próximo projeto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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