Para que uma empresa possa alcançar os seus resultados esperados, é importante que os seus funcionários saibam como trabalhar de forma conjunta através de uma ação em equipe, algo que só será possível diante de um bem receptivo ambiente de trabalho.
Local que seja positivo para todos os que atuam nesse lugar possam combinar tanto os seus objetivos como suas atividades através de uma ação conjunta que permita com que uma companhia possa se destacar em seu setor através dos seus resultados alcançados.
Realidade essa que faz com que as empresas venham investindo cada vez mais no seu ambiente interno, em busca de criar um local bastante receptivo, para que todos que foram atuar ali se sintam bem o suficiente para realizar a melhor qualidade possível de trabalho.
Um sistema que é válido tanto para quem contrata um profissional de forma direta ou por meio de outra companhia, tal como pode acontecer em um prédio residencial que recorra ao serviços de uma empresa de portaria terceirizada para cuidar desse serviço em particular.
Quanto maior for a integração desse time de profissionais, melhor poderá ser a qualidade do trabalho ali executado, com isso sendo algo a ser percebido pelo próprio público, que terá acesso a um serviço melhor realizado, baseado nas atividades feitas pela equipe.
Inclusive, o campo interno é um dos primeiros a serem observados por parte de uma empresa que esteja em busca de conquistar melhores resultados, sendo necessário desenvolver uma boa ação interna para que assim tal companhia possa se otimizar.
Um exemplo que é válido para os mais diversos tipos de empreendimento, indo de uma fábrica que produz camisas de silicone a pronta entrega, até um restaurante que necessita do trabalho em equipe de todos os cozinheiros para executar todos os pratos.
Mas além da estrutura desse campo interno, o que pode envolver a disponibilidade de estratégias e de ferramentas necessárias para que um bom trabalho seja feito, é necessário também olhar com atenção para como seus funcionários se sentem em suas funções.
Afinal, de nada adianta oferecer todo o equipamento possível se alguém não se encontra confortável o suficiente para atuar dentro desse espaço, tanto em relação ao uso desses instrumentos como a forma em que esse pessoal consegue atuar de forma conjunta.
E para que uma situação positiva seja alcançada nesse sentido, é importante então buscar a garantia que exista uma boa sociabilidade dentro desse espaço profissional. Algo que depende também das características pessoais desse time, o que pode incluir sua timidez.
Tudo deve ser então bem trabalhado para que seja possível garantir um desenvolvimento adequado não só da companhia, mas de cada profissional em relação ao seu campo pessoal.
A sociabilidade no meio de trabalho
O trabalho em equipe é algo requisitado em praticamente todo tipo de serviço, com a presença de um grupo de pessoas tendo que agir de forma coletiva para que seja possível garantir o alcance de melhores resultados para uma companhia específica.
Situação que é válida tanto para uma grande corporação como para um negócio de pequeno porte, com a única coisa que muda seja a responsabilidade por parte de quem gerencia tal companhia, em relação à sua responsabilidade de gestão de tal equipe.
O que pode incluir então a disponibilidade de um treinamento nr 5 para garantir com que todos os funcionários de uma empresa possam agir da forma mais segura possível, algo que irá impactar na segurança de alguém sozinho, como também para os seus colegas.
No entanto, existe uma característica pessoal que pode interferir na criação de uma relação conjunta de forma positiva, nesse caso sendo os traços pessoais de uma pessoa tímida, atributo esse que pode dificultar com que um indivíduo se relacione com aqueles ao redor.
Timidez essa que pode ser definida como um certo desconforto que alguém possa sentir ao se relacionar com outras pessoas, a colocando em um estado de inibição que não é nada positivo para o meio de trabalho, já que a impede de ser ouvida, entre outros danos.
Cenário que aponta para a importância de estimular a coletividade dentro de uma empresa, o que acaba sendo um desafio para uma pessoa tímida, pois não adianta ter um sistema de telefonia voip para empresas se o público interno não se sentir confortável em usá-lo.
Inclusive, quanto maior for a desinibição de um indivíduo, melhor poderá ser o seu rendimento dentro de uma empresa, tornando possível o acesso a qualidade diversas, entre elas:
- Realização de soluções em conjunto;
- Ser visto como um líder;
- Maiores chances de se destacar;
- Expirar respeito e confiança;
- Aumentar a possibilidade de ser ouvido.
Pontos esses que podem ser obtidos sempre que alguém passa a conseguir socializar com seus colegas de trabalho, discutindo ideias além de outras estratégias positivas que só serão alcançadas se um indivíduo conseguir lidar com suas limitações, como a sua timidez.
Situação que aponta então para a importância de se saber como lidar com suas características pessoais, sabendo então como gerenciar sua inibição pessoal para que a timidez não seja um limitador para a vida de alguém, inclusive no seu trabalho.
Formas de acabar com a sua timidez
É comum que certas pessoas tenham um maior acanhamento em relação a outras, assim como outros indivíduos podem apresentar uma maior flexibilidade, com cada uma dessas características sendo o que torna alguém apto para a sua função profissional.
Pois enquanto um certo isolamento não prejudica alguém que atua na área de TI, finanças ou qualquer que seja a função em um escritório, que não exige muita socialidade, a situação é inversa para quem é atendente de uma loja ou atua como recepcionista.
Até porque um cliente gosta de ser bem recebido sempre que entrar em contato com um serviço de desembaraço aduaneiro bagagem desacompanhada ou qualquer outro ofício que deva contar com um profissional receptivo, responsável por tirar qualquer dúvida.
Nesse caso, a timidez pode acabar sendo um desafio para um profissional, sendo então uma questão a ser vista com certa relevância, de forma a melhor lidar com tal situação. O que inclui a adoção de algumas ações para lidar com tamanha timidez, o que inclui:
Reconhecer sua timidez
O primeiro passo para lidar com um problema é reconhecer a sua existência, e o mesmo vale para alguém que busca lidar com sua timidez. Compreensão essa que passa também pelas diferentes roupagens com que essa característica pode seguir na vida de alguém.
Isso porque de forma geral existem três tipos específicos de timidez, sendo a situacional, quando alguém se sente inibido só em situações particulares, como ao falar em público, ou crônica, quando se trata de uma questão que está presente em todos os momentos.
Por último existe a timidez proposital, particularidade essa que é comum de alguém que se sente mais confortável de atuar de forma isolada, optando por atuar de forma individual na criação de um projeto de manutenção preventiva sistema de incêndio, por exemplo.
Entender que não é um problema
Apesar de ser uma questão a ser trabalhada, a timidez está longe de ser uma doença ou até mesmo um problema, tratando-se apenas das características pessoais de alguém. Só é preciso ter cuidado para que esse atributo não se torne em um limitador pessoal.
Trabalhar sua autoconfiança
Um dos principais responsáveis pelos casos de timidez é a falta de confiança que alguém sinta em si mesmo, com tal questão podendo então ser resolvida a partir do momento em que um indivíduo passa a acreditar mais em si e em suas qualidades.
Característica importante inclusive para o meio de trabalho, com tal confiança sendo necessária até mesmo para que alguém seja contratado para uma vaga em uma fábrica de acessórios para sub bastidores, mostrando assim seu empenho para tal função.
Sair da zona de conforto
O meio social é composto por diferentes caixas, como o seu grupo familiar, profissional de amigos, entre outros. Para que seja possível lidar com a sua timidez, é importante ser ousado e se propôr a sair da sua zona de conforto, se colocando em outras situações.
Quanto maior for o ritmo desses seus desafios autoimpostos, maior será sua força para lidar com situações diversas, o que inclui também a maneira correta de se lidar com essa timidez.
Recorrer a ajuda profissional
Apesar dos passos citados serem importantes, não são todos que conseguem dá-los, sendo importante nestes casos recorrer à terapia, com um auxílio profissional permitindo com que alguém possa descobrir a origem dessa timidez, sabendo então como lidar com isso.
Ao lidar com essa sua timidez melhor poderá ser o seu rendimento no trabalho, permitindo com que alguém possa falar e ser ouvido, evitando dessa forma com que até mesmo a transmissão de uma mensagem em um sistema pabx ip nuvem seja um desafio.
Tudo a ser resolvido a partir do momento em que a sua timidez seja vista apenas como uma característica pessoal e não como algo que o impeça de agir, seja em sociedade ou no trabalho.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.