O e-Título é o aplicativo que pode ser usado para votar nas eleições 2022 sem a necessidade da versão física do título de eleitor. No entanto, é importante estar atento: a versão digital do documento só poderá ser baixada e atualizada até o dia 1° de outubro.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo e-Título estará suspenso no dia 2 de outubro, quando ocorrem as eleições de 2022. A emissão da versão digital do documento voltará a acontecer no dia 3.
“O Tribunal Superior Eleitoral orienta o eleitorado a seguir regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título o quanto antes para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora”, explica o órgão. “Isso porque, no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa, e só voltará a ser liberada a partir do dia 3.”
O TSE também ressalta que o app do e-Título ficará fora do ar no segundo turno das eleições, caso ocorra. “Em um eventual segundo turno, marcado para 30 de outubro, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro.”
Como baixar e atualizar o e-Título
Para evitar falhas no aplicativo, a dica é atualizar e verificar o e-Título pelo menos um ou dois dias antes do pleito eleitoral.
O aplicativo do e-Título está disponível para download gratuito no Android e iOS. A emissão do título virtual pode ser feita rapidamente pelo app, basta que o eleitor tenha seus dados pessoais em mãos para preencher as informações.
Fonte: TecMundo
LEIA TAMBÉM:
Twitter anuncia novidades no aplicativo para enfrentar desinformação no período das eleições
TSE testa nova versão do aplicativo e-Título para as eleições de outubro
Saiba como consultar a situação de seu Título de Eleitor online
Eleições 2022: TSE irá informar quando o app e-Título estiver fora do ar ou instável
Voto pelo celular: especialistas advertem sobre os riscos do projeto do TSE
TSE avalia possibilidade de votação pelo celular para as eleições de 2022
TSE planeja utilizar aplicativo e-Título para validação de impressões digitais dos eleitores
Documentos no smartphone: plataforma digital já começa a substituir o papel