O que é wide, ultrawide e telefoto nas câmeras do celular?

Com tantas opções de lentes nos smartphones hoje em dia, pode ser um pouco difícil entender para que cada uma serve. Assim, resolvi montar um pequeno guia falando sobre as principais lentes: ultrawide (ultra-angular), wide (grande-angular) e telefoto (zoom), e explicar qual a utilidade de cada uma.

Obviamente, não pretendo criar uma regra a ser seguida estritamente, apenas sugestões de como aproveitar melhor as capacidades do seu aparelho. Desta forma, não se sinta preso a tirar foto de uma única maneira.

O mundo da fotografia é muito amplo e praticamente sem restrições, permitindo que você crie o seu estilo próprio, além de poder reinterpretar antigas perspectivas.

Outro ponto importante é que não pretendo entrar em tantos detalhes técnicos que podem aparecer, como abertura da lente, distância focal ou componentes de estabilização. Isso geraria um texto muito longo e técnico, o que não é minha pretensão com esse guia.

Para que serve a lente wide (grande-angular)?

Começando pela lente mais comum e presente em praticamente todos celulares atualmente, a grande-angular ou wide. Desconsiderando os pontos técnicos, ela serve principalmente para as fotos mais comuns do dia-a-dia.

Sejam elas fotos de comida, retrato ou mesmo objetos. Seu ângulo de visão é mais similar ao olho humano, com isso tendemos a utilizá-la a partir de pontos da nossa própria visão.

Outro fator que pode alterar a construção da imagem a ser capturada, e que está relacionado às características de cada lente, é a profundidade de campo. Na prática, isso significa o quanto o “fundo da imagem” é realçado ou não de acordo com a lente.

Como o campo de visão da ultrawide é maior, sua profundidade de campo pode ser um pouco comprometida dependendo da resolução do sensor. Ou seja, aqueles celulares que conseguem gravar em Full HD, provavelmente trarão mais elementos para compor o plano de fundo.

Assim, essa lente tem que ser bastante versátil para conseguir adquirir o máximo de informações e processar uma imagem a partir de qualquer ponto.

Contudo, se quiser tirar um pouco mais de proveito da sua lente wide, tente quebrar o ponto de vista mais tradicional, isto é, aquele que parte da linha de visão dos seus olhos.

Tente capturar imagens de cima para baixo ou ao contrário, de ângulos menos explorados, próximo às paredes, chão ou através de objetivos. É possível ainda fazer enquadramentos naturais, que nada mais são do que utilizar elementos físicos para enquadrar o objeto ou pessoa da foto, pode ser uma árvore, uma roda ou até a janela.

A lente wide em um celular é muito boa para fazer retratos, ou seja, focar nos rostos ou destacar a parte superior das pessoas (do ombro pra cima).

Lentes ultrawide abusam do ângulo de visão

Já as lentes ultrawide são muito interessantes quando se quer capturar imagens muito amplas ou no caso de você não ter muito espaço de manobra para enquadrar os objetos.

Ela conta com um ângulo muito mais aberto, por isso o nome ultrawide ou “ultra grande-angular”. Para aqueles que conhecem um pouco de lentes, temos as chamadas “olho de peixe”, que são as ultrawide levadas ao extremo.

Contudo, as ultrawide dos smartphones não são exatamente iguais, apenas têm uma proposta semelhante. Capturar um ângulo muito maior do que o olho humano. Isso abre muitas possibilidades.

De forma que ela é indicada para registrar paisagens muito grandes ou mesmo aquelas fotos em família com muitos parentes no mesmo espaço. Você consegue enquadrá-los sem praticamente sair do lugar.

Com isso em mente, você pode tentar abusar desse ângulo para enquadrar vários elementos numa mesma imagem. Isso pode trazer uma mistura de estilos e composições muito únicas para sua fotografia.

Em alguns celulares, a lente ultrawide possui dois sensores de captura da luz, de forma que ela também funciona como uma opção para fotografias macro. Mas isso depende muito de como essa construção é feita.

Assim, procure pesquisar sobre o modelo que tem em mãos para conseguir aproveitar melhor os recursos que o conjunto de câmeras pode oferecer e se está de acordo com o que você precisa no dia-a-dia.

As lentes telefoto (zoom) tem um uso mais restrito

Por fim, a terceira lente pode variar de modelo para modelo e também das fabricantes, mas a telefoto ainda é bastante recorrente como a última lente presente.

Por isso, preferi comentar sobre ela do que tentar abordar outras opções como as macro. Outros celulares ainda apostam na lente periscópio, que utiliza uma construção diferente para com conseguir dar mais zoom à imagem, é o caso, por exemplo, dos modelos Galaxy S21 Ultra e o mais recente, Galaxy S22 Ultra da Samsung.

Ainda assim, aqueles que não possuem essa tecnologia, sempre podem oferecer a possibilidade de fazer um zoom digital para aumentar a imagem. Entretanto, em muitos cenários, a foto pode perder bastante qualidade no processo.

Se possível, sempre opte pelo zoom óptico, dessa forma a captura é mais próxima à realidade possível.

Seja como for, as lentes telefoto ou zoom se propõem a conseguir aproximar uma imagem muito distante, quase como um “telescópio”. Por isso, o contexto em que mais pode ser usado é para aproximar objetos ou pessoas muito longe da câmera e do observador.

Devido ao seu formato, elas têm um pouco de dificuldade para oferecer um ângulo muito grande, já que entra pouca luz. Assim, temos imagens bastante restritas em termos de enquadramento.

De qualquer forma, você pode usá-las para capturar imagens às quais deseja dar um enfoque maior em algum aspecto do objeto, e não ficar necessariamente preso a querer registrar coisas à distância.

Por exemplo, se quiser destacar uma flor em algum vaso, pode usar essa lente, lembrando de manter uma certa distância para não comprometer o foco da lente. Senão a imagem não terá uma boa definição.

Basicamente, essas são as principais lentes que vemos nos modelos mais populares de smartphones. Ainda podemos observar algumas variações nos topo de linha ou celulares com foco em fotografia.

Entretanto, quem busca esse tipo de produto provavelmente já tem algum conhecimento de como aproveitar o hardware presente nele. Minha ideia era apenas dar umas dicas gerais e explicar as pequenas diferenças entre as lentes wide, ultrawide e telefoto.

Espero que este guia possa te ajudar a entender como o mundo da fotografia é bastante complexo. Já que desde a composição da imagem até a abertura da lente podem influenciar completamente o modo como capturamos a realidade.

É importante lembrar que essa área não é uma ciência exata, muito pelo contrário. Quanto mais abusar dos recursos que possui, mais único vai ser sua arte.

Dessa forma, você pode procurar diversos influencers desse nicho para aprender novas técnicas, modos de se compor uma fotografia e também tipos de lente para usar nas mais variadas ocasiões.

Por Igor Leves de Almeida

Fonte: CanalTech

LEIA TAMBÉM:

Qualcomm trará suporte a câmeras de 200 megapixels para mais celulares

Conheça 3 utilidades para o flash da câmera de seu celular

OnePlus pode estar desenvolvendo celular com câmera rotativa

Microsoft registra patente de câmera quádrupla inspirada na logo da empresa

Câmera inteligente dispensa GPS e cria mapas visuais dos locais para “se lembrar” por onde passou

Samsung e Xiaomi podem trazer celular com ‘câmera invisível’ neste ano

Aplicativo de câmera do Windows 10 fará leitura de QR Code nativamente

Primeiro celular com câmera de 200 MP terá lançamento em breve

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.