Aplicativo permite rastrear Alzheimer e TDAH através de fotografia dos olhos

Imagem: Divulgação

Identificar doenças e transtornos neurológicos de forma precoce pode ser fundamental para um tratamento mais efetivo e uma melhor qualidade de vida dos pacientes. Por conta disso, um aplicativo promete ajudar no rastreamento de doenças como Alzheimer e o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) por meio de uma fotografia do olho.

O projeto da Universidade da Califórnia, em San Diego utiliza câmera com sensor infravermelho, presente nos celulares mais modernos, junto com a câmera de selfie convencional para analisar a pupila dos pacientes. Esse rastreamento pode ajudar a determinar as condições cognitivas de um paciente.

App pode rastrear o Alzheimer 

De acordo com os pesquisadores em um comunicado divulgado no último dia 29, o tamanho da pupila sofre alterações quando realizados determinadas atividades e algumas alterações podem ser observadas em pacientes com TDAH e Alzheimer. “Esperamos que isso abra as portas para novas explorações do uso de smartphones para detectar e monitorar possíveis problemas de saúde mais cedo”, disse Colin Barry, chefe do estudo, em comunicado. 

Outro ponto importante é facilitar o uso dessa ferramenta, já que boa parte do público com sintomas de algumas dessas doenças é idoso e pode não estar adaptado ao uso de smartphones. “Para nós, um dos fatores mais importantes no desenvolvimento de tecnologia é garantir que essas soluções sejam úteis para qualquer pessoa. Isso inclui indivíduos como adultos mais velhos que podem não estar acostumados a usar smartphones”, completa Barry.

A expectativa é que isso aumente o número de pessoas diagnosticando essas condições ainda no início dos sintomas, facilitando o tratamento. “(Irá) auxiliar na detecção e compreensão de doenças como a doença de Alzheimer. Isso pode ter um enorme impacto na saúde pública”, finaliza Eric Granholm, professor da instituição.

Fonte: Olhar Digital

LEIA TAMBÉM:

Novembro Azul: a tecnologia como aliada no combate ao câncer de próstata

Médica brasileira cria aplicativo para ajudar na comunicação entre médicos de UTI

Aplicativo faz diagnóstico de anemia através de selfie das unhas

Jovem desenvolve mapa com visualização espacial e pesquisa por CEP dos casos de Covid-19 no Rio

Gigantes da tecnologia agora desejam você mais distante do celular. Entenda

Aplicativo da USP diagnostica Covid-19 a partir de radiografia do pulmão

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.