A prévia para desenvolvedores do Android 13 mostrou como celulares da linha Pixel poderão transmitir aplicativos para o computador. O site 9to5Google demonstrou como o recurso deve funcionar no futuro em Chromebooks e em computadores com Windows 11.
Diferente de um espelhamento de tela tradicional, aplicativos transmitidos por Pixels com Android 13 não refletem a tela do celular no monitor do computador; na verdade, o que é transmitido é o aplicativo em si, numa janela especialmente projetada para PC. A atividade não só é adaptada para o computador, como também não interrompe programas em execução no celular.
Ao contrário do que se acreditava, a transmissão de aplicativos do Android 13 não será limitada aos app de mensagens. O site 9to5Google demonstrou em vídeo o streaming do aplicativo Twitter e, embora a adaptação para a tela do PC não seja 100% livre de falhas, a interação pode rolar com mouse e teclado tal qual um programa comum.
No canto inferior esquerdo, fica um ícone para acessar uma lista completa de aplicativos baixados no celular, o smartphone inteiro fica acessível do PC. Notificações do aparelho ficam expostas numa coluna à esquerda e, no canto superior direito, dá para escolher a orientação da janela adaptada do app.
Integração com Chromebooks
Para os Chromebooks, há uma integração bem mais íntima com o Android 13. Os aplicativos recentemente utilizados via transmissão são exibidos no Phone HUB, uma seção do sistema dedicada a exibição de notificações e configurações rápidas do celular.
Além disso, em vez de apresentar uma janela inteira dedicada ao app, a transmissão do Android 13 acontece numa janela menor, como se fosse um programa comum. Os controles sobre orientação e tamanho ainda estão limitados, aparentemente, mas pode ser uma limitação da versão atual.
“Computador de bolso”
Embora seja bastante rudimentar no estado atual, o que já era de se esperar de uma Developer Preview do sistema, a transmissão de aplicativos tem um grande potencial. Em algumas capturas de tela, é possível ver o Chrome rodando via transmissão no computador, com a interface bem limpa e próxima da experiência proporcionada no programa para PC.
Além disso, a compatibilidade com o Windows 11 coloca o recurso para concorrer com o Seu Telefone, aplicativo da Microsoft que oferece funções semelhantes, mas exclusivas para celulares da linha Galaxy. Se essa função do Android 13 não for limitada aos celulares Pixel, a transmissão será uma das maiores novidades da atualização.
Fonte: CanalTech
LEIA TAMBÉM:
Android 13 trará mudança em notificações de aplicativos e ganhará novas opções de temas dinâmicos
Android 13 permitirá escolher idiomas diferentes para cada aplicativo