A Apple devolveu à loja digital de aplicativos um importante recurso colaborativo que pode ajudar a identificar e remover apps que são falsos, fraudulentos ou ilegais.
Trata-se de um botão de denúncia na App Store para que usuários denunciem fraudes em geral. A função pode ser usada para apontar aplicativos que se fingem de outros serviços, clones de ferramentas populares e plataformas com funcionamento suspeito, como aquelas que contém malware, geram links que podem levar a outros golpes ou que solicitam permissões de acesso a muitos dados do usuário.
Quem identificou a novidade foi Kosta Elefheriou, um desenvolvedor e ativista que processou a empresa por suposta negligência a fraudes na App Store. O botão foi adicionado sem alarde no iOS 15, mas não é uma novidade: esse caminho direto de denúncia existia anos atrás, mas foi excluído pela Apple.
No lugar dele, não foi colocada uma opção direta de denúncias de fraudes: as alternativas envolviam “Reportar atividade suspeita”, mas, ao fazer isso, o denunciante precisava entrar em contato com o suporte da Apple, um passo que possivelmente reduzia a quantidade de denúncias realizadas.
Segundo a Apple, a própria empresa barrou mais de US$ 1,5 bilhão em fraudes de aplicativos durante o ano passado na plataforma.
Fonte: TecMundo
LEIA TAMBÉM:
Apple exclui aplicativo ‘Tinder anti-vax’ da App Store
Apple rejeita aplicativos com preços muito elevados na App Store
Desenvolvedor denuncia esquema fraudulento na loja de aplicativos da Apple
Apple permitirá compartilhamento de dispositivos iOS entre usuários
Apple pode bloquear aplicativos que não seguirem novas regras de privacidade