O Zoom anunciou recentemente a criação de um fundo de US$ 100 milhões, o Zoom Apps Fund, que investirá em startups que criam aplicativos a partir da tecnologia usada pela plataforma de videoconferências.
Em declaração à agência de notícias Reuters, Kelly Steckelberg, CFO do Zoom afirmou que o fundo fará investimentos entre US $ 250 mil e US $ 2,5 milhões em startups que estão desenvolvendo os chamados “Zoom Apps“. Estes se conectam ao software de videoconferência da empresa e conseguem adicionar novos recursos a ele.
Atualmente, empresas mais estabelecidas como a Salesforce já contam com aplicativos baseados no Zoom que podem, por exemplo, exibir informações de sistemas corporativos para discussões durante reuniões de vendas. A CFO da plataforma de videoconferências afirmou que a sua empresa quer encorajar os desenvolvedores a criar funções, como quadros brancos digitais para esboçar ideias.
Ela disse que o fundo também será aberto a startups como fornecedores de apps de telemedicina ou fabricantes de hardware para salas de conferência que querem explorar os sistemas de vídeo baseados em nuvem do Zoom.
Steckelberg disse também que o fundo será administrado a partir do balanço patrimonial do Zoom, e não como uma entidade independente de capital de risco. Além disso, ele não deseja ocupar cargos no conselho das empresas em que investe. “Isso realmente nos ajudará a investir em startups nos estágios iniciais e obter tração inicial no mercado”, disse ela à Reuters. “Essa iniciativa está alinhada [ao papel do Zoom] em se tornar um investidor estratégico”.
“Fundei o Zoom em 2011, há quase dez anos. Sem o apoio dos primeiros investidores, o Zoom não seria o que é hoje ”, disse Eric S. Yuan, fundador e CEO da empresa, em comunicado. “O que aprendi no ano passado é que precisamos manter as reuniões produtivas e divertidas. Minha esperança é que o Zoom Apps Fund ajude nossos clientes a se sentirem mais felizes e colaborar de forma ainda mais perfeita, mas, ao mesmo tempo, ajude os empreendedores a construir novos negócios conforme nossa plataforma evolui. ”
Com atuação mais restrita às grandes empresas antes da pandemia da Covid-19, o Zoom experimentou um crescimento exponencial entre usuários finais, graças a obrigatoriedade do home office e aulas online em boa parte das empresas e escolas. No quarto trimestre de 2020, a companhia registrou um aumento de 369% em sua receita no ano a ano. Plataformas rivais como o Microsoft Teams, o Webx (Cisco) e o Google Meet também registraram aumento no número de usuários B2B e B2C.
Fonte: CanalTech
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