Kosta Eleftheriou, um desenvolvedor de software com produtos na App Store, está denunciando muitos apps da loja virtual que, segundo ele, estariam “roubando milhões de dólares dos usuários”. Dono do aplicativo FlickType, um teclado QWERTY para deficientes visuais, Eleftheriou descobriu um esquema fraudulento que estaria se apropriando dos seus materiais de marketing.
A polêmica teve início há duas semanas, quando o desenvolvedor começou a propagar diversos softwares que eram essencialmente cópias não-funcionais do seu FlickType, sendo o mais flagrante deles um chamado KeyWatch, que copia a digitação com gestos para dispositivos vestíveis, característica que tornou o teclado de Eleftheriou muito popular.
Quando baixado, esse aplicativo-cópia leva o usuário a uma tela, na qual o botão “Desbloquear agora” abre a página de compra da Apple para confirmar uma assinatura semanal de US$ 8 (R$ 44) para um app que simplesmente não funciona.
Como funciona o esquema fraudulento na App Store?
Folks, WE DID IT!!
We shined a light on these scammers, and Apple TOOK THEM DOWN!?
The bad news? https://t.co/bSZuCpyZbk
— Kosta Eleftheriou (@keleftheriou) February 2, 2021
Ao se aprofundar em suas investigações, Kosta Eleftheriou descobriu que alguns aplicativos usam avaliações falsas para obter visibilidade na loja, em detrimento dos desenvolvedores com apps legítimos. Quando acessados, esses softwares ganham milhões de dólares anuais através de assinaturas enganosas.
Embora a App Store tenha tomado providências para banir da loja os aplicativos acusados por Eleftheriou, suas denúncias mostram que a Apple tem, como ele afirmou em seu tweet, um grande problema para resolver. Vamos aguardar o pronunciamento da Maçã sobre o assunto.
Fonte: TecMundo
LEIA TAMBÉM:
Apple anuncia que jogos e aplicativos ficarão mais caros na App Store brasileira