A Samsung deu um primeiro e importante passo para que novos smartphones tenham 8 GB de memória RAM. A companhia apresentou o primeiro chip de memória DRAM mobile LPDDR4 com a esta capacidade, e não deve demorar muito para que isso seja aplicado a produtos reais como o Galaxy S8.
O módulo DRAM apresentado pela companhia usa um processo de 10 nanômetros com quatro chips de 16 gigabits (equivalente a 2 gigabytes) empilhados para criar a capacidade de 8 GB. As velocidades do módulo chegam a até 34 GB/s, e o consumo de energia é o mesmo do que o chip de 4 GB apresentado pela Samsung em 2014. Isso acontece graças à tecnologia dos 10 nm, que é mais eficiente do que a de 20 nm.
A expectativa é que o chip possa ser usado na próxima geração de smartphones de alto desempenho, mas a ideia é ir além. Tablets também poderão aproveitar a tecnologia e notebooks ultrafinos também tirariam vantagem da memória da Samsung.
Segundo Joo Sun Choi, vice-presidente da divisão de memória da Samsung, a tecnologia vai habilitar a nova onda da tecnologia móvel, que inclui os dispositivos com câmera dupla, telas em 4K e recursos em realidade virtual. Estas novidades exigem bastante poder computacional, e os 8 GB de memória RAM certamente ajudam.
A Samsung, no entanto, não revelou quando esta nova memória será aplicada a produtos finais. Como dito anteriormente, a julgar que o Galaxy S8 está se aproximando, não seria surpresa se ele fosse o primeiro a equipar esta tecnologia, mas a empresa não confirma.