A desenvolvedora de produtos de segurança, AVG, descobriu um malware capaz de realizar ações mesmo enquanto o smartphone parece desligado. A nota divulgada indica que o malware consegue “espionar” o usuário com o registro de imagens, gravação de ligações, envio de mensagens e demais tarefas de forma oculta, utilizando o sistema do celular.
Segundo a AVG, o malware descoberto se infiltra no sistema do celular e realiza atividades enquanto o usuário pensa que o smartphone está desligado. Na verdade, ao pressionar o botão de energia do celular é exibida a animação com o logotipo da marca do aparelho, como tradicional, antes da tela se apagar. No entanto, o celular não é realmente desligado: o visor se apaga, mas o sistema continua ligado.
Assim, o malware é capaz de realizar ações que atingem, inclusive, a privacidade do usuário, como registrar imagens com a câmera do dispositivo, fazer ligações, enviar mensagens e mais. Quando o malware é instalado no sistema Android do celular, ele realiza uma permissão de root, para ter as vantagens do administrador do sistema, capaz de realizar tarefas avançadas.
Depois, o vírus se infiltra no código responsável pelo desligamento do aparelho e dessa forma consegue simular que o aparelho foi desativado. Dessa forma, o dono do smartphone não percebe que teve o celular invadido.
O malware também precisa atuar em alguns serviços do sistema, alterando o código, como na gravação de ligações, envio de mensagens privadas e mais. Segundo a AVG, caso o usuário precise ter certeza de que o aparelho está desligado, em caso de reuniões ou assuntos de privacidade, o mais garantido é retirar a bateria do smartphone.