(Foto: Divulgação)
Ainda não estamos na era da computação de vestir; ou pelo menos ainda não chegou a vez do Google dominar este mercado. Uma nova pesquisa da consultoria Canalys mostra que apenas 720 mil dispositivos com Android Wear, a versão “de pulso” do sistema operacional do Google, foram repassados para as lojas em 2014.
Há duas informações importantes no parágrafo acima que merecem ser detalhadas: a primeira é que o repasse para lojistas não significa necessariamente que o produto chegou às mãos do consumidor, já que ele pode estar encalhado nas prateleiras. A segunda é que é importante lembrar que aparelhos com Android Wear só foram lançados na metade do ano, então é difícil comparar o desempenho com outros produtos há mais tempo no mercado.
Dito isso, o número é baixo e representa apenas 16% do total de aparelhos inteligentes de pulso, o que soma pulseiras e relógios, uma fatia bem pequena. No total, no ano passado, foram repassadas às lojas 4,6 milhões de “computadores de pulso” (estamos inventando esse nome agora).
Entre os dispositivos com Android Wear, o líder absoluto é o Moto 360, que teve suas vendas limitadas pelo estoque limitado, seguido pelo LG G Watch R, segunda versão do relógio da LG que se destacou também pelo formato arredondado.
No entanto, o relógio inteligente que mais se destacou é o Pebble, que não tem nenhum vínculo com o Google e é mais modesto. Líder com folga, ele teve mais de 1 milhão de unidades vendidas entre seu lançamento, na metade de 2013, até o fim do ano passado.