O 3G no Brasil ainda está longe de agradar aos usuários e ainda é considerado muito ruim. Bom, infelizmente não há muito o que fazer a não ser reclamar e pressionar as operadoras por mais qualidade. Mas, de olho nessa falha do sistema de telefonia móvel 3G, cresce a procura por amplificadores de qualidade de sinal.
São equipamentos com duas antenas e um amplificador. A parte que mais parece um roteador é colocada fora da casa ou edifício para captar o sinal 3G da operadora. A antena é conectada via cabo com esta caixinha amplificadora de sinal e retransmitido para o ambiente interno por esta antena menor.
“Ele tem módulos amplificadores monolíticos de alto ganho. Cada um deles gera um ganho de 20 dB; como dentro do aparelho há três módulos, o aparelho tem um ganho de 60 dB. Ele pega a frequência da operadora, passa pelos módulos que amplificam o sinal e retransmitem pela antena interna”, explica Roger Padovani, engenheiro da Aquário.
O amplificador é na verdade um repetidor de sinal celular e distribui o sinal para diversos aparelhos ao mesmo tempo em uma área de até mil metros quadrados. A solução não é mágica, mas promete melhorar o nível do sinal e até levar algum sinal para aqueles lugares onde o celular não funciona de jeito nenhum. O amplificador pode ser instalado em qualquer lugar: casas, escritórios e até galpões ou porões.
Equipamentos como este devem ser homologados pela Agencia Nacional de Telecomunicações para que seu funcionamento não interfira na qualidade do sinal de outros usuários.
A princípio essas soluções eram usadas apenas em áreas rurais, mas a demanda vem crescendo também nos centros urbanos graças à deficiência da cobertura celular 3G em todo o país.
“O aumento da velocidade da velocidade real que existe é que, em lugares com baixo sinal, há muitas perdas de pacotes. O modem conversa com a estação base e nem todos chegam. Assim, é necessário haver uma nova solicitação de dados, causando perda de tempo e velocidade”, explica Padovani.
Outra solução bem mais simples é esta antena para modens 3G. Sem qualquer tecnologia aplicada, ela usa conceitos da física para concentrar e melhorar o sinal 3G. De acordo com o fabricante, os refletores do aparelho melhoram a qualidade do sinal obtido, garantindo assim uma conexão um pouco melhor do que se o modem 3G fosse plugado direto no computador.
“Ele usa o princípio da antena parabólica e do refletor de canto. Este setup gera um ganho de 7 a 10 dB, o que representa 6 a 10 vezes mais sinal do que se ele tivesse apenas o modem”, diz o engenheiro.
Essas são saídas paleativas enquanto a qualidade do serviço oferecido segue precária.
Fonte: Olhar Digital