Uma pesquisa recente revela um dado surpreendente do mercado móvel brasileiro: na faixa etária entre 10 e 17 anos, 63% dos donos de smartphones são mulheres e apenas 37%, homens. Conforme aumenta a idade, a participação masculina sobe. Nas faixas de 18 a 24 anos e de 25 a 34 anos, a proporção é praticamente meio a meio. Entre 35 e 49 anos, o público masculino começa a prevalecer mais nitidamente, até que na faixa a partir de 50 anos os homens passam a ser a maioria esmagadora, representando 66% dos donos de smartphones. A pesquisa foi realizada em fevereiro pela Nielsen Ibope em parceria com a Mobile Marketing Association (MMA) e apresentada nesta quinta-feira 10 durante o evento “Mobile Day”, do IAB e da MMA, em São Paulo.
Outro dado interessante coletado pelo estudo indica que na faixa etária entre 10 e 34 anos o WhatsApp é mais utilizado que o Facebook no smartphone. A rede social de Mark Zuckerberg só ultrapassa o WhatsApp entre usuários a partir de 35 anos – mas, ao mesmo tempo, o uso dos dois apps diminui conforme aumenta a idade do entrevistado.
Ainda segundo a pesquisa, 29% dos entrevistados dizem se lembrar de ter visto alguma marca ou produto anunciados em seus smartphones nos últimos 30 dias. E 11% afirmam ter clicado para obter mais informações.
Os três momentos do dia que o brasileiro mais acessa seu smartphone segundo a pesquisa são: em períodos de espera, como no trânsito ou no consultório médico (52%), antes de dormir (48%) e logo ao acordar (42%).
Base
A Nielsen Ibope apurou que a proporção dos sistemas operacionais na base instalada brasileira de smartphones em fevereiro deste ano era a seguinte: Android (73%), iOS (14%), Windows Phone (8%), Symbian (2%) e Blackberry (1%).
Fonte: Mobile Time