Como a motivação dos funcionários pode afetar a recepção dos clientes

Diante de um período tão difícil como o que ainda estamos passando, é preciso sempre estar antenado a boas práticas para se sobressair no mercado, independentemente de qual segmento estiver inserido. As pequenas e médias empresas, também chamadas de PMEs, parecem estar sempre engajadas em tendências e novidades para o seu próprio crescimento, avaliando condições e fatores influenciadores externos sempre que possível.

E, recentemente, os dados levantados pelo relatório SBM Trends, da Salesforce, mostram como a motivação dos funcionários pode impactar diretamente a recepção dos consumidores, gerando melhorias, nesse sentido, para todos os campos. Cerca de 2,5 mil proprietários e líderes de PMEs do mundo inteiro participaram da pesquisa, que foi realizada online pela Harris Poll em parceria com a Salesforce entre 21 de junho e 12 de julho de 2021.

Vale destacar ainda que a pesquisa contou com entrevistados com negócios que incluem entre 2 e 200 funcionários, cuja receita anual pode chegar a até US$ 1 bilhão. Além de ter informações relevantes sobre esse tópico, o SBM Trends também apresenta dados sobre os subsídios governamentais, o impacto da tecnologia digital diante de novos modelos de negócio e ainda as mudanças que poderão ocorrer nos próximos anos em relação aos efeitos da pandemia. Ou seja, assuntos que interessam empresas de diversos setores.

O que as empresas estão fazendo para melhorar o engajamento de funcionários e clientes?

A pandemia causada pelo coronavírus segue afetando inúmeras pessoas, incluindo os funcionários de pequenas e médias empresas, que se viram em meio a uma crise sanitária de grande magnitude. Nesse contexto, o setor financeiro também precisou ter mais atenção, sobretudo por conta do aumento dos custos em necessidades básicas e da iminência de cortes setoriais provocados por fatores econômicos para os empresários.

Dessa forma, em meio a adversidades constantes, proprietários e líderes precisaram reavaliar sua postura para se manterem na ativa e orientarem seus respectivos negócios em tempos difíceis. Obviamente, uma das maiores preocupações, além dos eventuais danos financeiros, estava na motivação dos funcionários e no interesse dos clientes, fundamentais para a manutenção comercial.

Diante disso, mudanças efetivas começaram a surgir, aponta o relatório SBM Trends. Em meio a tantos conflitos diretos, foi preciso ter sagacidade e perseverança para conseguir atingir todos os objetivos sem grandes perdas. Há casos de sucesso que mostram como o engajamento dos funcionários é uma peça de garantia para grandes ambições, o que pode ser realmente transformador em inúmeras instâncias.

Segundo os dados obtidos e analisados pela companhia, em consonância às PMEs em ascensão e declínio, 43% dos entrevistados notaram que suas empresas cresceram consideravelmente em termos de motivação e engajamento por conta do oferecimento de opções de trabalho mais flexíveis aos seus funcionários, o que pode incluir o famigerado home office, que continuou em alta nos últimos meses, sobretudo por conta das medidas de contenção para a propagação do coronavírus.

Além disso, 35% das PMEs acabaram reduzindo as jornadas de seus funcionários e 19% delas promoveram licenças para alguns colaboradores. Apenas 12% dessas empresas realizaram cortes e fizeram demissões. Assim, conforme avalia a Salesforce, as PMEs em ascensão conseguiram expandir seus negócios em 19%, um número bastante alto considerando todas as reflexões necessárias neste período pandêmico.

Investimentos em tecnologia podem ser a solução

Segundo Leonardo Boaventura, sênior de PMEs na Salesforce, as empresas de pequeno e médio porte que mais se destacaram durante a crise foram aquelas que se desdobraram para promover mudanças significativas em busca da confiança de seus clientes e também colaboradores.

“A pesquisa mostra que comunicação transparente, fomentar oportunidades de colaboração e pedir feedback são classificadas como as três principais maneiras pelas quais as PMEs brasileiras estão ganhando a confiança dos colaboradores”, apontou o executivo.

Para ele, apesar de algumas mudanças terem sido implementadas de forma paliativa, é preciso ter coragem para assumir novas responsabilidades e enxergar possíveis melhorias em meio a dificuldades. As soluções tecnológicas, nesse sentido, devem seguir como algo positivo. “É claro que o uso eficaz da tecnologia continuará a ser um diferencial para as PMEs”, destacou ele.

Mesmo com números que evidenciam o sucesso de certas práticas, ainda há muito a ser feito. “Depois de mais de um ano se ajustando à demanda do cliente e trazendo inovações à tona, no entanto, as PMEs ainda enfrentam obstáculos significativos, como personalizar os compromissos dos clientes, responder rapidamente às consultas, engajar os clientes em canais preferenciais e fornecer uma experiência conectada”, analisou.

E o SBM Trends é enfático ao mostrar como a motivação dos funcionários e clientes continua sendo prioridade nesse contexto. Para conquistar a confiança dos colaboradores, a pesquisa investigou como ações pontuais e até mesmo simples podem ter resultados de grande sucesso.

Autonomia, oportunidades de colaboração, prática de feedback, respostas às necessidades pessoais e uma comunicação transparente, conforme apontou Leonardo Boaventura, aparecem no topo da lista. “Em um mundo cada vez mais imprevisível, a perseverança e a adaptabilidade as ajudarão a ter sucesso, independentemente daquilo que o futuro traga”, concluiu Boaventura.

Se quiser saber mais sobre o tema da confiança entre colaboradores e clientes, além de dados sobre subsídios governamentais, o impacto da tecnologia digital diante de novos modelos de negócio e sobre as mudanças que poderão ocorrer nos próximos anos em relação às consequências da pandemia, acesse o relatório completo da SBM Trends, realizado pela Salesforce, e confira.

Fonte: TecMundo

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