Um pouco atrasado na onda das retrospectivas, oblog do Google para desenvolvedores Android revelou que o recurso Google Play Protect impediu a instalação de mais de 1,9 bilhão de aplicativos com malware no ano passado.
O Google Play Protectt foi ativado na metade de 2017 e atua verificando mais de 100 bilhões de apps/instalações por dia. Diferente da curadoria feita na Play Store, oProtect funciona também em aplicativos instalados fora da loja, seja por arquivos de instalação (as APKs), seja em lojas de terceiros, o que já provocou uma queixa de prática abusiva pela loja Aptoide.
Outros dados apresentados pelo Google incluem uma queda de 98% no número deaplicativos com acesso ao histórico de ligações e SMS. Segundo a empresa, os demais 2% são apps que dependem desses dados para cumprir sua função.
Na loja de apps oficial do Android, o processo de curadoria impediu a liberação de mais de 790.000 aplicativos que violavam políticas da loja, além da remoção de dezenas de milhares de apps com conteúdo impróprio para menores.
Mesmo com tantos números superlativos, a empresa reconhece que o esforço dos criadores de malware não para e que tem muito trabalho pela frente.
Fonte: CanalTech
LEIA TAMBÉM:
Malware é identificado em celular subsidiado pelo governo americano
Malware em teclado de celulares Android faz compras sem a permissão do usuário
Malware já afetou 45 mil celulares Android e não desaparece nem com restauração de fábrica
Hackers atacam usuários de celulares Android com técnicas de phishing por SMS
Malware para Android faz com que hackers invadam seu celular e seu roteador
Encontrar bugs no sistema de um celular pode te fazer milionário; saiba como funciona
Aplicativos pré-instalados tornam Android vulnerável, sugere estudo
Ataque no Android utiliza cartão micro SD para atacar celular da vítima
Ataques que ‘sequestram’ smartphones Android cresceram no ano passado