Banco Central e Cade barram pagamentos pelo aplicativo do WhatsApp

Após anos de espera, o WhatsApp finalmente estreou a ferramenta de pagamentos via aplicativo por aqui. O Brasil seria o primeiro país a receber a função. Entretanto, a novidade anunciada no último dia 15 não durou muito. Na noite deste terça-feira (23), o Banco Central e o Cade decidiriam barrar, preventivamente, o acordo entre o mensageiro e instituições parceiras, além das usuárias do sistema Visa e Mastercard.

O serviço, que numa primeira etapa envolve as redes de cartões de crédito e débitos do Nubank, Banco do Brasil e Sicredi, é fruto da parceria entre o Facebook, controlador do WhatsApp, e a credenciadora e responsável pelo processamento financeiro das transferências, Cielo, além de outras instituições.

De acordo com a publicação da Folha de São Paulo, o Cade, responsável pela livre concorrência, e o Banco Central, reguladora do mercado de capitais, pediram esclarecimentos sobre o modelo de negócio do aplicativo, que sob a ótica de analistas, tem um potencial para levar à substituição das maquininhas em transações de até R$ 5 mil ao mês, já que o diferencial do WhatsApp Pay é o custo zero com o aluguel ou compra desses dispositivos. Essa gratuidade, segundo especialistas, aumenta ainda mais o risco de concentração de dados em uma só empresa, resultando na dificuldade de um novo competidor adentrar esse mercado posteriormente.  

Para ambos os órgãos a natureza do serviço é questionável. Em comunicado postado no site, o Banco Central disse que a motivação pela decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato. As usuárias do sistema, Visa e Mastercard, foram ordenadas a suspenderem a operação de pagamentos e transferência via novo sistema. Já o Cade parece considerar o negócio uma joint venture, o que pela natureza pediria uma notificação prévia.

Ainda segundo as palavras de técnicos do Banco Central e do Cade, há a hipótese de má-fé das empresas, pois o próprio WhatsApp já tentou algo semelhante em países asiáticos como Índia e China, casos onde o Facebook ainda não implementou definitivamente a função.

Esse tipo de serviço, considerando a base mundial de usuários que o aplicativo possui hoje – mais de 2 bilhões – daria à empresa de Zuckerberg poderes comerciais infinitos com os metadados que tem em mãos (dados de tempo de uso, geolocalização, interações, registros de transações comerciais e entre outros), algo que desperta o interesse de qualquer marca, pois são importantes e potencializam um melhor conhecimento de perfil dos consumidores.  

Fonte: Olhar Digital

LEIA TAMBÉM:

WhatsApp libera pagamentos e envio de dinheiro em seu aplicativo para o Brasil

Cuidado com as fraudes! Seu número do WhatsApp pode estar visível no Google

WhatsApp oferecerá serviço de videoconferência para até 50 pessoas na web

WhatsApp começa testes de videochamadas no aplicativo com até 8 participantes

WhatsApp volta a estudar mensagens ‘autodestrutivas’ no aplicativo

Pagamento via aplicativo do WhatsApp chega ainda este ano ao país

Agência dos Estados Unidos quer interromper fusão de Facebook, WhatsApp e Instagram

Aplicativo do WhatsApp vai parar de funcionar em alguns celulares; saiba quais

WhatsApp libera ferramenta no app para impedir adição em grupos sem consentimento

Aprenda a configurar respostas automáticas no aplicativo do WhatsApp

Aprenda a bloquear suas conversas do aplicativo WhatsApp através da impressão digital

Saiba por que 13 anos é a idade mínima para a criação de uma conta no aplicativo WhatsApp

Aplicativo do WhatsApp vai informar se uma mensagem foi encaminhada muitas vezes

WhatsApp planeja sistema de pagamentos para o aplicativo

Aprenda a enviar fotos em alta resolução pelo aplicativo do WhatsApp

Walmart aceitará pedidos de compras feitos pelo aplicativo WhatsApp

WhatsApp vai exibir anúncio no aplicativo a partir do ano que vem

WhatsApp descobre falha de segurança grave e pede que todos atualizem o aplicativo

Transferência de dinheiro via aplicativo do WhatsApp deve chegar em breve ao país

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.