Nesta segunda-feira (15), o WhatsApp anunciou que o Brasil será o primeiro país do mundo a utilizar o serviço de pagamentos dentro da plataforma. A novidade, que vem sendo testada na Índia, permite fazer compras no mensageiro ou enviar dinheiro para contatos.
Os pagamentos feitos pelo WhatsApp são oferecidos pelo Facebook Pay. Em nota, a empresa cita que a ideia para o futuro é “usar os mesmos dados de pagamento em toda a família de aplicativos do Facebook“.
Neste momento, serão aceitos cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. A empresa reforça que o modelo de programa “é aberto e facilita a entrada de mais participantes no futuro”.
Todos os pagamentos feitos na plataforma serão processados pela Cielo. A novidade, que é válida tanto para usuários comuns, também está disponível no WhatsApp Business, para pequenas empresas, comércios locais, transações rápidas e outros.
A função ‘Pagamento’ será exibida no próprio menu de mensagens do aplicativo, na aba de envio de documentos, localização, contatos e afins. O usuário precisará inserir um PIN de segurança de seis dígitos para realizar as transações. Se o dispositivo possuir leitor de impressões digitais, ele poderá ser usado para autenticar as compras e envios de dinheiro.
Taxas e limites
Entre as informações necessárias para iniciar o uso do serviço, o usuário precisará incluir nome, CPF e dados de um cartão válido. O cartão também é verificado por SMS, e-mail ou pelo app do banco instalado no celular.
A empresa cita que as transações são realizadas apenas em real e dentro do Brasil. Existe um limite de R$ 1 mil por transação e de R$ 5 mil por mês. São permitidas até 20 transações por dia.
Contas comerciais precisarão ter uma conta Cielo para solicitar e receber pagamentos sem limites, no crédito ou no débito. Para comerciantes, há uma taxa fixa de 3,99% por transação. Pessoas físicas poderão enviar dinheiro ou fazer compras sem taxas.
A taxa cobrada pelo WhatsApp por transação para comércios é sobre o processamento dos dados. A própria Cielo, para efeito de comparação, aplica taxas (variáveis) de 2,39% para processar pagamentos no débito ou 4,99% no crédito à vista.
Já posso usar?
O WhatsApp destaca, além do uso comercial da ferramenta, o envio de dinheiro de forma facilitada para amigos e familiares. Mas, também, que a partir de hoje o recurso “será disponibilizado gradualmente”.
Ou seja, se a função ainda não apareceu no seu aplicativo, saiba que ela está sendo liberada aos poucos. O WhatsApp informa que “futuramente todos os usuários no Brasil poderão” usá-la.
Fonte: TecMundo
LEIA TAMBÉM:
Cuidado com as fraudes! Seu número do WhatsApp pode estar visível no Google
WhatsApp oferecerá serviço de videoconferência para até 50 pessoas na web
WhatsApp começa testes de videochamadas no aplicativo com até 8 participantes
WhatsApp volta a estudar mensagens ‘autodestrutivas’ no aplicativo
Pagamento via aplicativo do WhatsApp chega ainda este ano ao país
Agência dos Estados Unidos quer interromper fusão de Facebook, WhatsApp e Instagram
Aplicativo do WhatsApp vai parar de funcionar em alguns celulares; saiba quais
WhatsApp libera ferramenta no app para impedir adição em grupos sem consentimento
Aprenda a configurar respostas automáticas no aplicativo do WhatsApp
Aprenda a bloquear suas conversas do aplicativo WhatsApp através da impressão digital
Saiba por que 13 anos é a idade mínima para a criação de uma conta no aplicativo WhatsApp
Aplicativo do WhatsApp vai informar se uma mensagem foi encaminhada muitas vezes
WhatsApp planeja sistema de pagamentos para o aplicativo
Aprenda a enviar fotos em alta resolução pelo aplicativo do WhatsApp
Walmart aceitará pedidos de compras feitos pelo aplicativo WhatsApp
WhatsApp vai exibir anúncio no aplicativo a partir do ano que vem
WhatsApp descobre falha de segurança grave e pede que todos atualizem o aplicativo
Transferência de dinheiro via aplicativo do WhatsApp deve chegar em breve ao país