Quando se viaja para outro país, região ou até mesmo uma parte desconhecida do próprio bairro, muitos motoristas se aproveitam da falta de conhecimento dos passageiros para realizar rotas mais longas com o objetivo de aumentar o preço da viagem.
Para combater essa prática, o Google Maps lançou uma ferramenta que informa se o motorista desviou do trajeto programado pelo usuário. Para que o serviço de mapas rastreie a viagem, é necessário cadastrar o destino no aplicativo e, em seguida, selecionar a opção “Fique mais seguro” localizado na parte inferior da tela do Maps. Depois disso, basta selecionar “Alertas de desvio de trajeto”.
Além disso, há a opção de compartilhar a viagem em tempo real. Assim, é possível avisar pessoas próximas sobre o desvio de rota caso algo mais grave ocorra.
Enquanto estiver ativa, a funcionalidade trabalha em segundo plano e, caso o motorista se desvie mais de 500 metros da rota, um aviso sonoro é emitido para alertar sobre o problema. Em uma atualização futura, pode ser que a empresa adicione suporte a alterações como aumentar a distância de desvio, por exemplo.
O recurso, que era exculsivo para a Índia, começou a ser disponibilizado aos poucos para outros países. Agora, ele já está disponível no Brasil.
Fonte: Olhar Digital
Leia também:
Google Maps adiciona novas categorias no aplicativo para o relato de incidentes
Fatos curiosos sobre o Google Maps que você jamais desconfiou
Realidade Aumentada do Google Maps já está disponível no Android e iOS
Aprenda a usar o Street View pelo aplicativo do Google Maps no seu celular Android
Possível base militar secreta chinesa é descoberta no Google Maps
Aplicativo de realidade aumentada do Bayern de Munique leva os atletas para onde você está
Recurso de lista do Google Maps é renovado e se torna mais intuitivo
Google Maps começa a liberar no aplicativo recurso de realidade aumentada que ‘projeta’ direções