Muitas empresas atualmente se esforçam para aplicar técnicas que possam, de alguma maneira, promover um destaque em seu negócio no mundo do recrutamento e seleção. O candidate first, por exemplo, é uma das alternativas para colocar a empresa nos trilhos.
Inicialmente, o mercado olhava a elaboração dos processos seletivos como uma atividade operacional, mas com o tempo isso foi deixando de existir.
Em 2021, a pesquisa realizada pelo Glassdoor indica que 86% dos profissionais que trabalham no RH relataram que o recrutamento está cada vez mais parecido com o marketing. A prova desse atual cenário é o próprio candidate first.
Neste artigo iremos trazer todas as informações que você precisa saber sobre o método que está sendo utilizado por vários tipos de empresas. Confira:
O que é o recrutamento candidate first?
Para começar, a tradução de candidate first pode ser interpretado como o candidato em primeiro lugar. Trata-se de um termo que vem sendo usado para falar de processos seletivos mais humanizados.
O foco por trás desse método é a experiência da pessoa que está se candidatando para a vaga. Trata-se de um conjunto de técnicas que podem ser usadas tanto por uma empresa de merchandising quanto por uma loja de roupas.
Em outras palavras, podemos dizer que é uma estratégia que deve estar aliada com as necessidades da empresa, prometendo criar recrutamentos ligados ao lado humano.
De certo modo, o método candidate first está ligado diretamente com o customer centric marketing, que nada mais é que um conjunto de táticas que são usadas na jornada do consumidor.
Essas táticas são responsáveis, inclusive, por fazer com que o cliente compre definitivamente uma catraca de acesso ou qualquer outro produto que esteja sendo usado na negociação.
O customer centric marketing é um processo que vai desde os momentos antes da compra, até o cliente se tornar fã da marca.
As técnicas envolvidas têm a promessa de promover uma experiência encantadora do início ao fim.
Ou seja, são experiências que, quando aplicadas em uma empresa especializada em fios e cabos elétricos que busca novos colaboradores, ao decorrer do processo faz com que o candidato fique ainda mais determinado em entrar na companhia.
Portanto, a cada etapa do processo seletivo, a ideia é que o candidato crie um engajamento com as experiências proporcionadas ao longo das etapas.
Consequentemente, a pessoa acaba criando um grande desejo de fazer parte da empresa, tornando-se um colaborador.
Esse tipo de sentimento é essencial, por exemplo, para uma empresa que trabalha com recepcionistas para eventos corporativos que busca colaboradores engajados.
Da mesma forma que acontece com o inbound recruiting, para que o RH da sua empresa possa aplicar o método candidate first, é necessário compreender como funciona o funil do processo seletivo, que por sua vez ocorre da seguinte maneira:
- Atração: são utilizadas técnicas para chamar a atenção de candidatos;
- Conversão: onde os candidatos e colaboradores trocam informações entre si;
- Fechamento: momento em que o candidato participa ativamente do recrutamento;
- Encantamento: o candidato se torna colaborador e defensor da marca.
A partir do momento que você começa a compreender toda essa estrutura, você começa a pensar na experiência que mais combina com a cultura organizacional da empresa.
Dessa forma, fica mais fácil estabelecer os sentimentos que o RH quer provocar nas pessoas em cada etapa do processo, elaborando, assim, um recrutamento focado unicamente na pessoa que está se candidatando, ou seja, candidate first.
Os pilares do recrutamento candidate first
Para que o candidate first possa funcionar com toda a sua eficiência, é importante que você saiba que o método tem como foco o porquê, e não no como.
A colocação acima significa que você deve fazer a seguinte reflexão: por que a pessoa que está se candidatando deve escolher a minha empresa?
Assim que os responsáveis pelo recrutamento identificam que o candidato tem todos os requisitos necessários para obter a vaga, resta, por fim, compreender os motivos que levaram aquela pessoa a preencher a vaga na empresa.
Portanto, agora iremos abordar os 3 pilares que fazem parte do recrutamento candidate first. Eles são essenciais para que você consiga realizar um processo seletivo ainda mais humanizado. Conheça-os:
1. Faça um descrição de cargo completa
Em resumo, a descrição é aquele texto que fala sobre todos os atributos que o candidato precisa ter para conquistar aquela vaga. Ou seja, se uma empresa de alarme residencial publicou uma oportunidade, nela deve haver toda a descrição contendo os requisitos.
Há um fator muito importante nesse pilar, que é a comunicação, que por sua vez deve ser feita com o maior nível possível de alinhamento com a empresa.
Ou seja, da mesma forma que os gestores estão alinhados em decidir obter um licenciamento ambiental para o negócio, o mesmo deve ocorrer com as contrações.
Essa prática, por meio da comunicação, não é responsável apenas por atrair mais pessoas qualificadas para o processo seletivo, mas também é capaz de garantir uma performance melhor da vaga nas diversas plataformas que você insere.
Em relação ao recrutamento candidate first, esse primeiro contato com o candidato é essencial para a geração de transparência e confiança. Dessa forma, é criada uma experiência encantadora e instigante que inicia-se desde o começo do processo.
2. Conheça as motivações das pessoas candidatas
Lembra daquela pergunta que deve ser feita, citada no início deste artigo? Por que as pessoas querem entrar na sua empresa? Pois bem, ela tem o objetivo de funcionar como um norte para a criação de um recrutamento candidate first.
Para que isso aconteça, é necessário realizar pesquisas com as pessoas que já trabalham na sua empresa, e reunir os pontos da cultura organizacional que fazem os colaboradores darem valor ao seu trabalho.
Além dessa ação, o RH pode elaborar um processo seletivo que permite que os candidatos façam esse tipo de troca. Dessa maneira, mesmo que elas não sejam contratadas, podem deixar opiniões sobre as experiências que foram vivenciadas ao longo do processo.
Por meio dessas opiniões, o RH pode construir processos seletivos ainda melhores, aumentando a competitividade da empresa no seu cenário de atuação.
3. Crie um workflow diferente para cada tipo de vaga
O workflow, conhecido também como fluxo de trabalho, está relacionado com as diversas etapas de um processo seletivo, nas quais as pessoas precisam passar para entrar em uma empresa.
Trata-se de um trajetória que é criada pelo RH com o auxílio do líder da companhia.
Essa ação tem o objetivo de facilitar e escalar os processos seletivos da empresa, tornando mais fácil até mesmo a seleção do candidato que mais possui o perfil para trabalhar com instalação de cabeamento de rede, por exemplo.
Assim que você conhecer as experiências diferentes de cada pessoa que está se candidatando, o RH pode criar um workflow que faça mais sentido para cada perfil, tipo de vaga e a área da empresa.
Com isso é possível criar uma série de experiências engajadoras e encantadoras de uma maneira quase individualizada.
Como deixar a empresa apta ao recrutamento candidate first?
Da mesma forma que uma transformação no RH envolve diversos aspectos, o recrutamento candidate first, por sua vez, necessita principalmente de uma mudança de mentalidade da companhia.
Inicialmente, toda a novidade que faz parte desse método pode parecer trabalhosa. Mas isso acontece apenas no primeiro momento. Portanto, tudo começa através de uma construção de um novo mindset.
Para que isso aconteça, você precisa fazer uma análise do cenário atual respondendo algumas perguntas. São elas:
- Como funciona a atual maneira do seu processo seletivo?
- O recrutamento está alinhado com as necessidades da empresa?
- Qual o objetivo a ser alcançado?
- Quais as metas de contratação?
- Quais os valores responsáveis pela chegada de candidatos?
- A liderança entende a necessidade de um novo recrutamento?
Estas perguntas irão funcionar para você fazer um mapeamento, para que o RH possa identificar os gargalos e traçar os objetivos capazes de implementar de vez o candidate first no processo seletivo.
Crie um processo adaptável de processo de entrevistas
A partir do momento que o seu projeto é iniciado, você perceberá que muitos aprendizados e descobertas serão feitos.
Por esse motivo, se você conseguir criar um processo de entrevistas flexível, irá permitir que o RH faça ajustes necessários para tornar todo o processo otimizado.
Colha o feedback dos recém-contratados
Outra maneira de melhorar a forma que você faz os seus recrutamentos é fazer uma pesquisa de satisfação com os recém-contratados. Logo, isso irá ajudar o RH a compreender como anda o sucesso do projeto.
Para isso, você pode elaborar um formulário anônimo para que as percepções das pessoas sejam colocadas de maneira transparente.
A coleta dessas opiniões demanda um pouco de tempo para que, posteriormente, sejam criadas estratégias melhores.
Ou seja, é um processo que funciona a longo prazo, da mesma forma que o SEO funciona com buscas do tipo “valor de instalação elétrica residencial”.
Conclusão
Com este artigo você pôde notar que a maneira em que o recrutamento é executado na sua empresa pode melhorar significativamente com as técnicas que fazem parte do candidate first.
Contudo, no mercado, você pode contratar plataformas especializadas para otimizar os processos internos do seu RH, facilitando a implementação de novas estratégias e permitindo um ganho de tempo considerável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.