Javier Soltero está deixando o Google. Talvez você nunca tenha ouvido falar do executivo. Seja como for, saiba que ele foi um dos responsáveis por transformar o G Suite em Google Workspace. A notícia é surpreendente para quem acompanha o segmento, afinal, Soltero levou para o Google a experiência de ter participado da divisão Office, da Microsoft.
Sabe o Outlook para iOS?
Soltero ganhou prestígio no mercado depois de ter criado o Acompli, cliente de email para Android e iOS que, até meados de 2014, era relativamente popular. Não por acaso, a Microsoft comprou a empresa, no final do mesmo ano, pela bagatela de US$ 200 milhões.
Após o negócio, a Microsoft transformou o Acompli em Outlook para iOS e, depois, para Android. Javier poderia ter usado a bolada que recebeu para fazer uma “despedida de soltero” (desculpa) ou algo assim, mas optou por acompanhar o seu produto à nova casa.
No começo, Soltero cuidou da divisão Outlook Mobile. Mais tarde, ele chegou ao cargo de vice-presidente corporativo da divisão Office Product Group. Ainda na Microsoft, o executivo trabalhou na divisão Cortana.
Da Microsoft para o Google
A experiência na Microsoft, sobretudo no que diz respeito ao Office, fez Soltero ser contratado pelo Google, em 2019. Sem nenhuma surpresa, o executivo assumiu a função de vice-presidente do então G Suite. Gmail, Agenda, Drive, Keep e Meet eram apenas alguns dos produtos que estavam sob os seus cuidados.
É claro que o Google buscava aumentar a penetração do serviço no mercado. E conseguiu. O G Suite foi transformado em Google Workspace em outubro de 2020, uma ano depois da chegada de Soltero. Sob a liderança dele, a empresa viu a base de usuários da plataforma crescer mais de 50% nos últimos três anos.
Para tanto, Soltero e equipe promoveram mudanças significativas no Google Workspace, incluindo uma integração melhorada entre os produtos oferecidos e a reformulação de alguns deles. Um exemplo: ele está por trás da barra lateral que leva o Chat, o Spaces e o Meet para a versão web do Gmail.
Os últimos trabalhos de Javier Soltero envolvem a unificação do Google Duo com o Meet e a descontinuação do Hangouts clássico.
Soltero ficará no Google até 15 de julho. Nenhuma das partes revelou o motivo de sua saída. Via Twitter, o executivo apenas agradeceu aos colegas de trabalho e contou que a decisão de sair partiu dele.
Fonte: Tecnoblog
LEIA TAMBÉM:
Google abandona aplicativo que todo mundo pensava estar aposentado há anos
Depois do Arquivos, aplicativo Galeria também perde o sufixo Go no Android
Google testa novo visual do aplicativo de buscas no Android 13
Discover: como visualizar as notícias curtidas no aplicativo Google?
Gmail mais clean: aprenda a desativar o ‘Chat’ e o ‘Meet’ no computador e celular
Novo recurso do Android permitirá ao Google Assistente mudar sua senha se ela vazar
Aplicativo de mensagens Allo, do Google, será desativado em março