Comprar um celular da Nokia pode ser uma tarefa complicada para quem mora na Europa. Em vários países da região, entre os quais a Alemanha e a Suíça, a maior parte dos telefones da marca finlandesa aparece como esgotada na loja online da companhia, conforme relatou o Android Authority na última sexta-feira.
A causa do sumiço dos smartphones está relacionada a uma disputa por patentes entre a HMD Global, atual proprietária da Nokia, e a VoiceAgeEVS. Com o processo em andamento, a tradicional fabricante de celulares foi proibida de comercializar seus produtos em determinados mercados.
O imbróglio se deve à tecnologia Enhanced Voice Services (EVS), baseada no padrão Voice Over LTE (VoLTE), que permite a transferência de dados de voz por meio das conexões 4G. Segundo a empresa que licencia patentes, a codificação de áudio é utilizada pela HMD Global sem autorização.
Por conta disso, a VoiceAgeEVS solicitou às autoridades que proíbam a venda dos telefones da Nokia enquanto o problema não é resolvido. O pedido foi feito em dezembro, mas o tribunal da Alemanha só respondeu recentemente, acatando a demanda.
Recorrendo da decisão
Em nota, a marca finlandesa afirma ter sido processada “em várias jurisdições” pela empresa que licencia a patente do EVS, ou seja, novas proibições de vendas em mais países podem surgir em breve. Por conta disso, a companhia não informou até quando a suspensão seguirá.
A Nokia também disse que está “desapontada com a conclusão do processo na Alemanha”. O comunicado foi encerrado com a empresa se defendendo da acusação, garantindo que nenhum dos aparelhos comercializados no mercado alemão utiliza a tecnologia.
Vale lembrar que outras fabricantes já foram alvo da mesma firma que agora processa a HMD Global, entre as quais Apple, Lenovo e TCL, por motivo semelhante. Nessas ocorrências, as gigantes do setor acabaram entrando em acordo com a VoiceAgeEVS fora do tribunal.
Enquanto a disputa segue na justiça alemã, apenas os recém-lançados Nokia G21 e Nokia G11 estão disponíveis nos mercados afetados, que incluem a Espanha, a Itália, a França e até a Finlândia. Os demais modelos são listados como esgotados.
Fonte: TecMundo
LEIA TAMBÉM:
Justiça obriga aplicativo de resenhas a remover capas e títulos de livros
Google anuncia os melhores aplicativos e jogos para Android em 2021
Justiça decide que banco não precisa devolver o valor de Pix feito após furto de celular
Claro é processada por utilizar o termo ‘5G’ em propaganda
Processo contra o Google nos Estados Unidos pode afetar o modo como você usa seu celular