Como os pontos online tem ajudado as empresas a obter maior controle da demanda de funcionários e banco de horas

Aplicativo MobPonto
Aplicativo MobPonto

Se tem uma coisa que sempre foi muito preocupante para as empresas, e causa muitas dores de cabeça, é o relógio de ponto e a sua utilização. Não é à toa que cada vez mais os pontos online tem sido uma excelente alternativa.

Ao longo dos anos, diversos estudos e empresas comprovam que, um dos maiores gastos que uma organização pode ter é referente às horas extras e aos bancos de horas dos funcionários. É preciso um controle muito eficiente e constante avaliação de métodos.

Com isso em mente, o texto de hoje irá abordar como os pontos online tem ajudado as empresas com seu controle financeiro, mostrando seu conceito, mostrando o seu impacto nas empresas de hoje em dia e como pode ser aplicado na prática.

Uma empresa de segurança do trabalho, logística ou até mesmo vendedora de produtos geek, todas em algum nível tem algum método de conferir a quantidade de horas trabalhadas pelo funcionário, principalmente quando o mesmo recebe valores adicionais a cada hora a mais do que o contrato diz.

Essa é uma forma de proteção tanto para os trabalhadores, que garantem que realmente realizaram trabalho adicional e merecem ser remunerados de alguma forma, quanto da empresa, para que não pague a mais pela quantidade de horas solicitada.

Até mesmo, mediante a contrato, é possível que com um controle efeito seja descontado valores pelo não cumprimento da carga básica e padrão da jornada de trabalho, fazendo com que a economia ajude em outras frentes da empresa, como a exportação.

Porém, diferente de antigamente, as tecnologias vêm sendo aplicadas de maneiras a otimizar e melhorar os diversos processos que ocorrem em todos os lugares. 

Os próprios pontos eletrônicos são um exemplo disso, uma melhoria do antigo sistema onde uma máquina registrava o cartão do funcionário.

Atualmente, possuímos também o ponto online que, através de uma conexão com a internet e uma smartphone, é possível que o colaborador realize essa tarefa de qualquer lugar, podendo garantir seu pagamento correto no armazém geral que trabalha.

Para entender um pouco melhor sobre como funciona esse sistema e como ele pode ser extremamente benéfico para a sua empresa, confira os tópicos a seguir e fique por dentro de tudo.

O impacto dos pontos online

O ponto online é extremamente prático e eficaz, sem mencionar que não utiliza os conhecidos papéis que servem de comprovante para o colaborador, deixando, inclusive, um histórico no próprio aplicativo dos horários e entradas do mesmo ao longo do mês.

Também é muito mais simples de utilizar e até mesmo de instalar do que o eletrônico, e o custo benefício vale muito a pena, principalmente para organizações grandes, como uma empresa de entregas, que precisa ter um controle efetivo e preciso da jornada de trabalho de seus funcionários.

Isso traz diversos benefícios e vantagens para o mercado, como por exemplo:

  • Otimização de tempo dos gestores do RH;
  • Menor chance de erros;
  • Maior controle da carga horária do colaborador;
  • Folha de pagamento automatizada;
  • Economia com horas extras e banco de horas errados.

Isso pode impactar de diversas formas a própria maneira como a empresa lida com seus horários e flexibilidades. Muitas vezes, dependendo do contrato e da profissão, é preciso de horários mais flexíveis e jornadas de trabalho diferentes.

E muitas dessas pessoas, como os caminhoneiros, por exemplo, precisam voltar ao local de trabalho para bater o ponto de tudo ficar registrado, desde as entregas na auditoria ambiental, até mesmo o período que iniciou e terminou, independentemente de quantas horas foram.

Com o ponto online, abre-se a possibilidade do motorista registrar sua saída do trabalho no momento em que termina a sua entrega, principalmente para aqueles que utilizam veículos próprios e possuem contrato com a empresa.

Claro que em alguns casos, não basta apenas confiar na palavra do funcionário, é preciso de outras evidências que comprovem em determinados casos que o mesmo não está agindo de má fé, mas isso varia de demanda, cargo, função e empresa.

A empresa distribuidor de baterias, ou de qualquer outro ramo, pode também utilizar outras funcionalidades por meio do próprio ponto online. Além do extrato de horas, também é possível verificar os dias de férias e os abonados por banco de horas.

Outra funcionalidade muito importante é a aplicação de atestados no próprio aplicativo, já enviando ao departamento de Recursos Humanos e sendo avaliado a sua procedência, abonando a falta e já contabilizando com atestados naquele mês.

Funcionamento e aplicação

Agora que já foi melhor compreendido como é importante o ponto online e como ele pode ser bem aplicado em um negócio, chegou o momento de entender um pouco melhor como é a sua aplicação e o seu funcionamento.

Sendo assim, confira e veja como desde uma administração de condomínios até uma grande empresa logística podem se beneficiar de tal instalação.

  1. Requisitos

Assim como qualquer nova tecnologia, software ou sistema, quando inserido, precisa de alguns requisitos para o seu funcionamento e para garantir que tudo ocorrerá e será devidamente controlado e enviado para os locais necessários da empresa.

O primeiro passo é a contratação de um sistema de banco de horas, que será o responsável por documentar e controlar as horas utilizadas pelos usuários. 

Assim como o monitoramento de câmeras, é preciso bastante pesquisa e verificar qual melhor atender as necessidades da sua organização.

Fora isso é necessário baixar o aplicativo que será o utilizado para o controle das horas e, obviamente, cadastrar os funcionários. 

Normalmente, tal cadastro é feito de tal maneira que o colaborador consegue todos os acessos mencionados ao longo do texto com seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e uma senha.

  1. Utilize os melhores do mercado

Sua marca deve pensar bem antes de escolher um sistema, portanto, busque aqueles que melhor atendem às necessidades da organização. Existem muitos no mercado e, apesar de sim, alguns possuírem mais qualidades e menos qualidades.

Alguns, por exemplo, utilizam o sistema de geolocalização, fazendo com que junto da confirmação do horário de entrada dos funcionários, ou de saída, seja enviado o local onde tal utilizou o aplicativo, evitando muito problemas de má utilização ou tentativa de burlar os aplicativos.

Pensando na prática, peguemos novamente o exemplo dos caminhoneiros. Isso deixaria o seu trabalho mais fácil e, assim que realizasse a sua última entrega, poderia finalizar a jornada de trabalho e ir para casa, afinal, o aplicativo já mostraria aos gestores onde ele estava no momento em que a encerrou.

  1. A empresa limita as funcionalidades

Nem todos podem ter acesso a todas as informações ou, dependendo do cargo ou do ramo de trabalho, ou até mesmo das políticas internas da empresa, e pode ser concedido acesso hierárquico, variando muito do seu ramo de trabalho e da função que desempenha na empresa.

Isso permite trazer dados precisos, sensíveis e de muito valor aos devidos gestores, facilitando em futuras análises que podem ajudar na economia da empresa, quando se pensa em planos a serem feitos para evitar falhas ou fraudes nos aplicativos.

Como dito anteriormente, as horas extras sempre foram um dos maiores gastos que podem aparecer da empresa, derivado de diversas atitudes, tanto da própria empresa quanto dos colaboradores e, com a utilização de um ponto online, esse controle fica muito mais efetivo.

É também importante mencionar que com informações mais precisas e rápidas, as tomadas de decisão também podem ser tomadas mais rapidamente, ajudando nas estratégias de negócio que podem surgir para as empresas que utilizam o ponto online.

Até para contratação ajuda, pois todo o processo de integração e de entender como a empresa funciona se torna mais otimizado e simples, podendo ser feito desde o primeiro dia e economizando o esforço de diversos profissionais que antes eram necessários para moldar toda essa questão cadastral.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou e mostrou como o ponto online é extremamente benéfico para que uma empresa consiga criar economias e utilizar em outras frentes da empresa, assim como otimizar processos e aumentar o sua velocidade de análise quanto a estratégias que envolvem o horário dos colaboradores.

Sendo mais simples e mais fácil, e podendo ser acessado de qualquer momento, dificultando que funcionários saiam à pressa do trabalho e esqueçam de bater o ponto, prejudicando a si mesmo e até mesmo a empresa, dando trabalho a mais para que gestores tenham que regularizar seu registro.

De fato, a tecnologia pode ser um grande avanço e, quando bem aplicada, pode gerar inúmeros benefícios e, quando pensamos no ponto online, ela acertou em cheio. Utilize esse texto como guia e busque aprender mais sobre essa estratégia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.