Passados mais de 100 dias desde que o Ministério das Comunicações enviou ao Tribunal de Contas da União (TCU) o edital do 5G brasileiro, há uma nova previsão de quanto ele deverá ser votado. Segundo o ministro das comunicações, Fabio Faria, alguns processos foram antecipados e a esperada etapa deve acontecer até a metade do próximo mês.
“A área técnica vai entregar no dia 8 de agosto no gabinete do relator, antecipando em um mês e quatro dias, e o relator, que teria até 15 dias para votar, também reduziu o prazo e antecipou em cinco dias”, afirmou Faria. Segundo ele, a votação do edital deve acontecer às 10 horas do dia 18 de agosto em uma reunião extraordinária.
A votação e aprovação pelo Tribunal de Contas da União é um dos últimos passos pelos quais o edital precisa passar antes que o leilão do 5G possa acontecer. Caso o documento seja aprovado, o ministro afirma que ele será encaminhado para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em um prazo máximo de cinco dias, feito isso, a previsão é a de que o edital será publicado em até sete dias.
Divergências atrasaram o leilão
O governo federal tinha como plano original realizar o leilão do 5G brasileiro ainda em julho, mas o processo foi desacelerado por divergências entre o TCU e a Anatel. Entre os pontos de debate está a criação de uma rede móvel privada para o governo e se cabe à iniciativa pública ou privada fazer os R$ 3,15 bilhões em investimentos necessários para implementar a infraestrutura da nova tecnologia.
A previsão é que este seja o maior leilão de frequências já realizado no Brasil, situação que também trouxe questionamentos do TCU sobre os valores cobrados por cada faixa. A intenção do governo é garantir o começo da implementação do 5G nas capitais brasileiras ainda em 2022, com a intenção de trazer a tecnologia para todas as cidades com mais de 30 mil habitantes até o ano de 2029.
Fonte: CanalTech
LEIA TAMBÉM:
Como o 5G vai mudar o desenvolvimento de games para celular
1G, 2G, 3G, 4G e 5G: veja como seu deu a evolução da internet móvel
Rede 5G poderá transmitir energia elétrica sem fio e aposentar as baterias no futuro
Capitais brasileiras devem receber a tecnologia 5G em julho do próximo ano
Veja quais são os países que já consomem mais dados em 5G do que em 4G
5 mudanças que a tecnologia 5G trará em nossas vidas
Empresa indiana pretende lançar celular 5G mais barato do mundo
BlackBerry voltará no próximo ano com celular 5G
Anatel suspende testes de campo do 5G por conta da pandemia do COVID-19
Anatel adia decisão novamente e 5G no Brasil irá atrasar ainda mais
CEO da Xiaomi promete lançar 10 celulares 5G da marca no ano que vem
Sinal do 5G pode prejudicar a previsão do tempo: regressão de 40 anos nas técnicas de meteorologia!
Tecnologia 5G: uso médio de dados poderá ser 15 vezes maior
5G: tudo o que você precisa saber
5G: Conheça mais sobre a tecnologia e veja como ela pode mudar o mundo
Como cada fabricante de celular está planejando sua entrada às redes 5G
O 5G está chegando! Veja quais são os celulares compatíveis com a nova tecnologia