O Android é um dos sistemas operacionais mais populares para dispositivos móveis. O sistema do Google possui inúmeras funções que permitem que seus usuários tenham uma liberdade maior na utilização de seus dispositivos.
Seu celular pode ser um dos bens mais preciosos que você possui e pode até guardar segredos seus. Mesmo assim, muitos usuários não cuidam e protegem seus smartphones de maneira adequada, podendo causar danos não só físicos, mas aos dados que ele armazena.
Abaixo você confere uma lista de 5 coisas que você deve evitar fazer no seu celular Android!
Coisas que você deve evitar fazer no Android
1. Carregamentos prolongados
Carregar o celular durante a noite inteira ou por um longo período no dia pode ser uma prática bem comum, mas ela não é recomendada, por inúmeros motivos. Atualmente, é um mito dizer que a bateria do seu celular “vicia” ou “sobrecarrega”.
A longo prazo, o carregamento prolongado pode causar mau funcionamento do sistema, além de possibilitar o aumento da quantidade de calor dissipado pela energia que não está sendo utilizada. O alto calor pode provocar queda no desempenho, pois o processador reduz a velocidade em temperaturas elevadas.
O indicado é colocar o seu celular para carregar sempre que chegar a primeira mensagem indicando bateria fraca, geralmente em 20% ou 15%, dependendo do modelo. Carregue-o até acima dos 80% e evite ao máximo deixá-lo carregando por longos períodos após atingir os 100%.
2. Não ter uma senha de bloqueio
Quanto mais tempo utilizamos nossos telefones, mais informação armazenamos nele. Podem ser senhas, apps de banco, imagens importantes e muito mais. Por isso, é extremamente importante travar o acesso ao seu celular com alguma senha, seja de padrão, ou numérica.
3. Armazenar todos os dados na nuvem
O armazenamento em nuvem é uma excelente opção para aqueles que precisam acessar um mesmo arquivo em dispositivos diferentes. No entanto, é importante evitar armazenar todos os arquivos do seu celular em nuvem.
Caso a sua conta seja hackeada e há ali alguma senha ou documento importante, eles podem ser acessadas por pessoas mal-intencionadas. É muito importante garantir a segurança dos seus dados, protegendo-os com senhas fortes e únicas. Logo, mantenha cópias de arquivos importantes na memória física do celular ou em pendrivers e cartões de memória.
4. Baixar apps de fontes não confiáveis
A maioria dos aplicativos do nosso cotidiano são encontrados na Google Play Store, a loja oficial do Android. No entanto, se você precisar baixar um arquivo APK de algum site, verifique se este site é confiável. Não caia na armadilha de instalar programas que são pagos e estão oferecidos de graça.
Arquivos do tipo APK podem conter algum tipo de malware e também podem ter acesso a informações do seu celular através de permissões que você pode fornecer a ele. Além da Google Play, existem outras lojas confiáveis, como a Galaxy Store por exemplo, para celulares da Samsung.
5. Esquecer de atualizar o sistema
Sempre que uma notificação de atualização do sistema aparecer em seu celular, evite ignorá-la. O Android precisa ser constantemente atualizado para poder corrigir falhas do sistema e de segurança.
O mesmo vale para os apps que você utiliza. Constantemente, as empresas acabam encontrando falhas de segurança em seus sistemas e sempre lançam atualizações para corrigir este tipo de problema.
Manter o seu Android e os seus aplicativos sempre atualizados é uma garantia maior para a segurança do seu dispositivo e dos seus dados.
Fonte: CanalTech
LEIA TAMBÉM:
Saiba como reduzir o tamanho dos aplicativos na tela do Android
Spyware para Android se passa por aplicativos famosos para roubar dados
Google disponibiliza novo beta do Android 11 e inclui Pixel 4a no programa
Smartphones Huawei deixam de receber atualizações do Android; veja modelos
Android 11 facilitará preenchimento automático de senhas e formulários