Vendas de celulares entre R$ 2 mil e R$ 3 mil triplicam no segundo trimestre

O mercado de celulares entre R$ 2 mil e R$ 3 mil triplicou no segundo trimestre de 2020, com uma alta de 194% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram recolhidos pela instituição de pesquisa IDC Brasil e divulgados pelo Mobile Time na última semana.

Esse grupo de dispositivos, classificado como intermediário premium, representava apenas 2% do mercado. No entanto, após a recente alta, sua participação chegou a 11%. Somente entre abril e junho, 1 milhão de unidades foram vendidas, superando as 344 mil vendas da última análise.

No mesmo intervalo, as vendas de modelos na faixa de R$ 1,1 mil e R$ 2 mil subiram 12%, com 3,3 milhões de unidades. Em razão do crescimento de dispositivos mais caros, a categoria perdeu participação de mercado: no segundo trimestre de 2019, ela representava 54% dos celulares vendidos e, agora, cerca de 35%. 

A

Impactos da pandemia no setor

Em razão da pandemia, o mercado de celulares sofreu uma retração de 30,7% nas vendas. Com isso, o faturamento oficial caiu 15%. Em abril e junho de 2020, ele ficou em R$ 13 bilhões, comparados a R$ 15 bilhões de faturamento do ano anterior. 

Segundo o IDC Brasil, isso foi causado tanto pela crise econômica quanto pela dificuldade no abastecimento de componentes eletrônicos.

Feature phones estão mais caros

Os features phones, aqueles modelos que não são smart, ficaram 39% mais caros no segundo trimestre do ano, saindo de R$ 132 para R$ 185. Nos canais de vendas não oficiais, a alta foi de 25%, saindo de R$ 86 para R$ 108.

Com uma possível normalização do varejo em 2021, a IDC Brasil prevê que a retomada do mercado de celulares, com projeção de alta de 8,5%. 

Fonte: TecMundo

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.