Onda de furto de carros por hackers ocorre em Londres e pode chegar ao Brasil

Os carros estão se tornando equipamentos cada vez mais tecnológicos. Se por um lado isso é bom, por outro, abre novas possibilidades para hackers criminosos. Uma onda de furtos de carros com a tecnologia de chave presencial, aquelas que permitem abrir e ligar o carro sem tirá-las do bolso, atingiu Londres. Os hackers utilizam equipamentos simples e baratos, que podem ser comprados por R$ 160 em sites como Amazon e Alibaba.

Rafael Narezzi, brasileiro que mora na cidade há 16 anos e especialista em segurança digital, foi vítima da técnica e explicou em entrevista ao UOL como o golpe funciona. Segundo o especialista, os criminosos utilizam uma antena para captar o sinal de rádio emitido pela chave, mesmo ela estando dentro de casa. Depois disso, repassam este sinal para outro aparelho, que imita a frequência da chave, destravando a porta e ligando o motor.

Já com o veículo, os criminosos usam outro equipamento, o “jammer”, para embaralhar o sinal de rastreio do GPS, impedindo que o carro seja rastreado. “Isso é feito por um período, não dura muito tempo. Em seguida, abandonam em um local público, mas sem movimento. Caso ninguém consiga localizá-lo, removem o equipamento de rastreio e providenciam toda a logística para que o automóvel seja levado para venda”, acrescentou.

Porém, Narezzi afirma que há uma forma simples de evitar o golpe com uma solução simples e barata. “É possível comprar na internet uma espécie de estojo no qual coloca a chave dentro. Esse estojo bloqueia o sinal de rádio emitido pela chave, impedindo que roubem o sinal”, disse. Além disso, acrescenta que o equipamento também custa em torno de R$ 160.

O brasileiro conseguiu recuperar seu Land Rover Discovery, mas nem todos tem a mesma sorte. A polícia de Londres afirma que um automóvel é furtado a cada seis minutos utilizando a técnica. “Existem relatos de carros furtados na capital britânica e depois localizados na África”, concluiu Nerazzi.

Fonte: Olhar Digital

 

LEIA TAMBÉM:

Padrão Digital Key permitirá que o carro seja destravado utilizando o celular

Armamento misterioso engana sistemas de GPS de forma inédita e intriga especialistas

Motoristas aproveitam falha do aplicativo da 99 para lucrar com corridas inexistentes e GPS falso

Hackers utilizam foto de impressão digital para transpor segurança de smartphones

Hackers atacam usuários de celulares Android com técnicas de phishing por SMS

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.