Google e Governo de São Paulo irão mapear áreas rurais para criação de endereços digitais

Na última semana, foi anunciada uma parceria entre o governo do estado de São Paulo e o Google para mapear estradas rurais e criar endereços digitais para cerca de 340 mil propriedades espalhadas pelos 645 municípios do interior do estado. Primeira ação do gênero na América Latina, a iniciativa permitirá que cerca de dois milhões de moradores dessas localizações tenham acesso a serviços públicos fundamentais, como saúde e segurança.

O endereçamento digital das propriedades rurais será efetuado por meio de uma tecnologia chamada Plus Codes. Desenvolvida pelo Google, ela é gratuita e consegue converter coordenadas de latitude e longitude fornecidas por satélite em códigos curtos, semelhantes aos códigos postais. A parceria ajudará a incorporar essa tecnologia ao sistema interno do governo de São Paulo, que disponibilizará o endereço digital aos residentes das áreas rurais.

LEIA TAMBÉM: Google cria sistema global de endereços para o Maps

Além de colocar as propriedades rurais no mapa, o Plus Codes também servirá como base para iniciar o registro de 60 mil quilômetros de estradas que ainda não foram mapeadas nos 645 municípios do Estado e onde vivem cerca de 2 milhões de habitantes, divididas em, aproximadamente, 340 mil propriedades rurais. Com isso, essas pessoas poderão acionar, por exemplo, serviços públicos de segurança ou saúde, já que agora será possível fornecer um endereço exato, que poderá ser localizado pela polícia ou o Corpo de Bombeiros em uma emergência.

Exemplo de endereço digital nas áreas rurais a partir de coordenadas de latitude e longitude / Crédito da foto: Google

O governo de São Paulo afirma que o projeto ajudará todo o ecossistema do campo, facilitando a atuação de empresas privadas, cooperativas e associações de produtores, a logística e a distribuição de produtos agropecuários. Além disso, com o endereço digital, será possível também ter acesso a serviços financeiros, como uma conta em banco e linhas de crédito e receber encomendas compradas em e-commerces.

“O nosso objetivo é ajudar o governo de São Paulo a usar a tecnologia para permitir que um maior número de pessoas e organizações aproveitem os benefícios de ter um endereço em áreas nas quais não há um serviço de código postal individualizado”, afirma o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho. “Além de ajudar o acesso a serviços públicos, o mapeamento gera oportunidade de crescimento econômico para essas regiões ao facilitar a logística e estimular o comércio”, completa.

A meta do governo de São Paulo é de que, em seis meses, já exista uma extensa base de dados, uma espécie de repositório de informações estratégicas para a construção de políticas públicas efetivas para diferentes regiões do estado. O Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão de pesquisa do governo paulista, subordinado à Secretaria de Estado da Agricultura, será responsável pela execução dos trabalhos e utilizará sua base de análise estratégica das informações para contribuir com o funcionamento do Plus Codes.

“O projeto Rotas Rurais é um elemento base para levarmos cidadania plena para a população rural, especialmente segurança, hoje a maior demanda na área rural”, declarou o secretário da Agricultura, Gustavo Junqueira. “Com endereço, essas milhões de pessoas serão integradas a sociedade, possibilitando o efetivo exercício de seus direitos fundamentais que, sem mapeamento e endereço, não conseguem acessar”, completa.

O plano inclui ainda a distribuição de mapas para órgãos estaduais e também o compartilhamento com a iniciativa privada, de forma a melhorar e universalizar os aplicativos de rotas, como Google Maps e outros. Todos os envolvidos no projeto poderão compartilhar e colaborar com a inserção de localizações.

Segurança é prioridade

A partir do mapeamento das estradas, uma das prioridades do programa será reforçar a atuação estratégica da polícia. Criada no primeiro semestre de 2019, a Operação Interior Mais Seguro planeja ter maior presença da Polícia Militar em toda a área rural do Estado. O objetivo é ter de 42 mil policiais atuando em 3.281 pontos diferentes.

Fonte: CanalTech

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.