O Google vai limitar o lançamento de celulares usando o Android 9 Pie até o dia 31 de janeiro de 2020. Todos os aparelhos certificados para o lançamento a partir do dia 1º de fevereiro deverão utilizar o Android 10.
A medida visa diminuir a fragmentação do sistema operacional, que hoje ainda conta com smartphones rodando versões que foram lançadas há mais de cinco anos. Ela apenas vai impedir novos lançamentos com versões dos sistemas operacionais anteriores à mais recente. Contudo, a comercialização desses modelos será liberada, desde que ainda haja estoque.
Calendário de lançamento do Android 10
A empresa liberou um calendário de lançamento do Android, informando o limite citado anteriormente (última linha). De acordo com essa tabela, aparelhos certificados para sair de fábrica com o Android Go 8.1 Oreo têm limite de lançamento até o dia 31 deste mês de outubro.
Fragmentação do Android pode estar longe de acabar
A decisão da companhia é importante porque vai fazer com que mais de 90% dos aparelhos lançados em 2020 saiam de fábrica com a última versão do sistema, o que trará ótimos benefícios para os usuários no que se refere à segurança e privacidade.
Contudo, a rápida evolução dos smartphones têm colocado no mercado aparelhos cada vez mais robustos, o que faz com que os usuários passem cada vez mais tempo sem trocar de celular.
Se as fabricantes continuarem limitando os dispositivos a poucas grandes atualizações do sistema, esse efeito dominó estará longe de ser resolvido pelo Google.
Fonte: TecMundo
Leia também:
Conheça o Android 10 Go, sistema do Google voltado para celulares com até 1,5 GB de RAM
Android 10: Usuários do Pixel relatam problemas após instalação do sistema