O Google anunciou ontem um serviço de assinatura de aplicativos para Android chamado Google Play Pass. A ideia da empresa é oferecer acesso ilimitado a mais de 350 aplicativos e games sem publicidade e sem a necessidade de microtransações para aproveitar os recursos ao máximo.
O serviço, por enquanto, só tem previsão de lançamento nos Estados Unidos; por lá, ele chega aos usuários de Android ainda nesta semana, pelo preço sugerido de US$ 5 (cerca de R$ 20) mensais. A empresa planeja oferecer um período de 10 dias de teste grátis e também prevê uma oferta que reduzirá o custo do serviço para US$ 2 mensais ao longo do primeiro ano. O Google informou que outros territórios serão atendidos “em breve”.
Por enquanto, o serviço não prevê nenhum tipo de exclusividade. Todos os apps disponíveis no pacote já estavam à venda no Google Play ou disponível gratuitamente com publicidade e continuarão assim para quem não quiser assinar o serviço. Quem já tem um aplicativo gratuito instalado no celular terá sua publicidade removida e o conteúdo bloqueado por microtransações liberado assim que concluir a assinatura.
Até o momento, alguns jogos grandes do ecossistema Android já estão inclusos no Google Play Pass, como “Stardew Valley”, “Monument Valley” e “Limbo”. O site The Verge também nota alguns apps como o AccuWeather e o Hi-Q entre os disponíveis nesta primeira fase do serviço.
O serviço parece ser uma resposta ao Apple Arcade, o serviço de assinatura de jogos anunciado pela Apple. Os dois serviços possuem algumas diferenças fundamentais, no entanto. A opção do Google inclui aplicativos e não tem investimento da empresa na produção de conteúdo exclusivo, enquanto a Apple se limita a games, com o financiamento de jogos restritos ao ecossistema da empresa.
O Google vai um pouco mais além da Apple na hora de explicar como a remuneração dos desenvolvedores vai funcionar. A companhia informa que o cálculo será feito por uma métrica de engajamento dos usuários com os apps, embora não fique claro o que o algoritmo da empresa entende como engajamento na hora de decidir como o dinheiro é repartido.
No fim das contas, oGoogle Play Pass pode se tornar uma nova alternativa de monetização de apps para Android, caso encontre um público que se interesse. É notável dentro do ecossistema do Google a rejeição por aplicativos e jogos pagos, o que faz com que desenvolvedores recorram a anúncios e microtransações, que acabam criando experiências negativas para o usuário.