Independentemente de qual é a sua rede social preferida, todas elas têm alguma opção para enviar mensagens diretas. Nos últimos tempos, com a popularização do Instagram, cada vez mais pessoas têm utilizado a função de chat do aplicativo para comentar sobre postagens ou até mesmo bater papo.
Pensando nisso, em dezembro de 2017 a empresa lançou um aplicativo separado para essa atividade. Ele funciona até hoje, mas está limitado a alguns países (o Brasil não estava entre eles), transferindo todo tipo de conversa no Instagram para o Direct e desativando a função dentro do aplicativo principal.
Fim sem traumas
O consultor de mídias sociais Matt Navarra e alguns analistas de aplicativos da Play Store informaram ter recebido uma notificação de que, a partir do próximo mês, o Instagram não oferecerá mais suporte ao Direct. Apesar da falta de uma data específica, ficou claro que todas as conversas mantidas na plataforma serão transferidas para a função que já existe dentro do Instagram.
Após o lançamento do app separado, diversas funções foram adicionadas ao chat, como suporte a GIFs e até mesmo uma versão para desktop. Apesar disso, ela provavelmente nunca se tornou tão popular quanto a opção no aplicativo principal, mantendo-se em beta até hoje e apenas em algumas regiões do mundo.
Confirmed: Instagram is killing its standalone Direct Messaging app pic.twitter.com/owt2gXtfCE
— Matt Navarra (@MattNavarra) 16 de maio de 2019
Não se sabe também quais foram os motivos para acabar com o Direct e manter o Messenger, que um dia foi atrelado ao Facebook. Considerando que a mesma empresa é responsável pelo WhatsApp, provavelmente a troca de mensagens entre usuários do Instagram não era tão volumosa quanto nas outras opções disponíveis.
Nos próximos dias, é possível que o Instagram informe aos usuários sobre o fim do Direct, com algum motivo palpável para tal.