Além de publicar listas com os celulares Android mais poderosos de cada mês, o serviço de benchmark AnTuTu também disponibiliza detalhes sobre as especificações dos aparelhos que são analisados pelo aplicativo. Com isso, podemos ter uma visão sobre como anda o mercado de smartphones, especialmente entre os usuários mais avançados, que fazem uso de aplicativos de benchmark.
No relatório do primeiro trimestre de 2019, o AnTuTu destacou alguns pontos relacionados à resolução e ao tamanho das telas, além de mostrar que o Android Pie está chegando aos usuários mais rapidamente.
Em relação aos visores, tamanhos entre 6 e 6,4 polegadas foram utilizados por 44% dos usuários. Houve ainda uma queda no número de aparelhos com telas de 5,9 polegadas ou menos, confirmando a tendência de crescimento desses componentes, que vem acontecendo há alguns anos. Quem prefere smartphones com telas pequenas deve continuar com problemas para encontrar algum modelo do tipo.
A resolução mais popular também subiu, indo de 1920×1080 para 2340×1080. Além disso, o relatório diz que o número de telas com entalhes, sejam eles no formato de gota ou seguindo o estilho de recorte do iPhone X, cresceu em comparação ao último trimestre do ano passado. Parece que o notch chegou mesmo para ficar.
Já quando falamos de componentes internos, os processadores octa-core dominam 75% do mercado de aparelhos que passaram pelo benchmark do AnTuTu. Configurações com 6 GB de RAM também são as mais populares, mas o relatório indica que celulares com 12 GB de RAM estão ficando mais comuns, embora ainda não apareçam separadamente no gráfico.
O sistema operacional utilizado também faz parte da análise e indica que o Android Pie está chegando com mais velocidade do que as atualizações anteriores lançadas pelo Google. Atualmente, ele corresponde a 34% dos usuários dos AnTuTu. Lembrando que esse número não é representativo da população geral, mas pode indicar que pelo menos os topo de linha estão recebendo a nova versão.