Cuidados a se tomar na compra de um celular usado

Aparelhos recém lançados podem ser encontrados por preços mais atrativos do que nas lojas, mas é preciso ter algumas precauções

Adquirir smartphones seminovos pode ser uma forma de pagar menos por aparelhos recém-lançados. Um dos principais atrativos de comprar um aparelho usado é pagar um pouco menos.  “É possível encontrar aparelhos com uma diferença a partir de R$200,00 mais barato do que o modelo novo nas lojas”, diz Danilo Martins, sócio-diretor da Yesfurbe, plataforma de compra, venda e troca de celulares. Martins afirma ainda que a ação “incentiva o consumo consciente através da reutilização de aparelhos usados”.

Adquirir um modelo usado exige que o comprador verifique todas as condições do aparelho. Leve o celular a uma assistência técnica para avaliar desde a carcaça até as peças do interior, consertar tudo o que for necessário e também fazer a higienização.

Tanto aparelhos Android quanto iPhones mais antigos podem não ter as configurações necessárias para usar alguns aplicativos ou para fazer o download da versão mais recente do sistema operacional. Esse pode ser um dos motivos para modelo ser anunciado por um preço muito baixo.

Uma dúvida frequente na hora de comprar um celular seminovo é sobre a vida útil. Se o aparelho estiver em bom estado de conservação, não é muito antigo e passou por uma revisão antes da compra, não há motivos para durar pouco tempo.

Nem sempre os aparelhos usados são vendidos com todos os acessórios, como fones, cabos e adaptadores. Esses itens costumam ser frágeis e são muito fáceis de perder. Verifique se são peças originais e se funcionam perfeitamente. No caso do carregador, use apenas modelos homologados pela Anatel para não danificar a bateria.

Ao negociar um celular com uma outra pessoa é preciso ficar atento para não cair em golpes e ter prejuízos. No momento de decidir em qual site comprar, é necessário conferir se a plataforma online é HTTPS, que assegura a autenticidade e integridade dos dados dos usuários que navegam no site.

Ao ter essa preocupação na hora de pesquisar e escolher os sites, faz com que o consumidor diminua o risco de perder dinheiro e tempo. Martins diz que “realizando a compra do smartphone em plataformas profissionais, seguras e de confiança, não haverá golpes”.

Fonte: R7

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.