Segundo uma pesquisa realizada mundialmente pela Deloitte, o Instagram foi o aplicativo que mais cresceu no Brasil em uso diário. 37% dos entrevistados revelaram usar o app pelo menos uma hora por dia, um crescimento de 9% na comparação com o ano passado.
Mesmo assim, a rede social de imagens controlada pelo Facebook desde 2012 não está nem perto de ser a ferramenta mais utilizada pelos brasileiros. Nesse quesito, o WhatsApp reina supremo. 80% dos entrevistados revelaram usar o mensageiro verde pelo menos uma hora ao dia.
Apesar disso, esse aplicativo de mensagens está essencialmente estagnado. Em um ano, o app cresceu apenas 1% nessa métrica da Deloitte, contra os 9% do Instagram. O próprio Facebook é o segundo mais utilizado pelos brasileiros, com 52% e crescimento de um ponto percentual em um ano.
Segundo Marcia Ogawa, sócia-líder da área de tecnologia, mídia e telecomunicações na Deloitte Brasil, o grande trunfo par ao crescimento do Instagram no Brasil é o Stories. Contudo, o Instagram ainda está atrás de meios de comunicação mais tradicionais como email pessoal (46% de uso diário e 6% de crescimento) e Facebook Messenger (38% de uso diário e -2% de queda).
Outras ferramentas online bastante utilizadas pelos brasileiros são: Twitter (14% de uso diário e 1% de crescimento), iMessage (13% de uso diário e 1% de crescimento) e Snapchat (8% de uso diário e -3% de queda).