Embora alguns automóveis ofereçam o diferencial de serem destravados utilizando apenas o celular, essa tecnologia costuma ser distinta para cada empresa, não existindo um padrão que possa ser utilizada por todas para oferecer a funcionalidade.
Mas isso pode mudar em breve, pois o Consórcio de Conectividade de Carros publicou em seu site a versão 1.0 da especificação Digital Key, que pretende criar uma solução única para destravar carros utilizando dispositivos móveis, como celulares, tablets e relógios inteligentes. O padrão tem o apoio de grandes companhias das duas indústrias, como Apple, Samsung, LG, BMW, Hyundai e Volkswagen.
Essa versão 1.0 já cria um padrão para que as montadoras possam transferir com segurança chaves digitais para os aparelhos. Como o foco é na segurança, a porta do carro seria aberta utilizando a tecnologia NFC, exigindo que o dono do dispositivo esteja próximo do automóvel para que ela funcione.
O consórcio está atualmente trabalhando na versão 2.0 do Digital Key, com previsão de lançamento para o primeiro trimestre do próximo ano. A próxima é que a nova versão padronize os protocolos de autenticação entre carro e dispositivo, além de reduzir os custos de desenvolvimento necessários para que as companhias implementem o padrão nos seus produtos.