Como é realizada a captura da localização? Como melhorar a precisão?

O aplicativo primeiramente tentará buscar a localização pelo GPS (localização precisa) e, em caso de interferência que impeça a captura (geralmente ocorre em locais fechados e áreas de sombra), irá buscar pela internet (pode haver uma diferença de um raio de até 3 km). O gestor poderá acompanhar no mapa o local de onde foi realizado cada registro de cada funcionário.

Há vários fatores que podem interferir na recepção do GPS no aparelho. Geralmente a qualidade do sinal depende de três fatores principais: o número de satélites que estão conectados, a qualidade da antena GPS e a atualização dos drivers no sistema

Abaixo algumas dicas para ajudar a melhorar a precisão:

Selecionar o modo de “Alta precisão”

Vá até Configurações > Localização, ative o serviço de localização e, em seguida, clique em “Modo” e ative a “Alta precisão”. Esse modo consumirá mais bateria, mas irá utilizar todas as redes sem fio disponíveis para obter o melhor sinal.

Calibrar a bússola

Uma das questões que pode afetar a precisão do GPS é uma bússola desregulada. Se for o seu caso, isso significa que o dispositivo está recebendo informações de orientação erradas, o que pode causar problemas na precisão da geolocalização, para resolver basta calibrar a sua bússola.

Para isso, baixe um aplicativo como o GPS Status & Toolbox, puxe o menu na lateral esquerda e depois clique em Calibrar a bússola. Depois de girar o aparelho (lentamente) duas vezes ao redor dos seus 3 eixos, clique em OK e a bússola estará calibrada.

Redefinir os dados do GPS

Algumas vezes o aparelho fica “preso” a certos satélites de GPS, mesmo que não estejam mais ao alcance, e isso pode levar a um sinal fraco ou mesmo inexistente. Uma solução é apagar os seus dados do GPS e recomeçar a coleta de informação do zero.

O aplicativo GPS Status & Toolbox também é uma boa ferramenta para essa operação. Basta ir a Ferramentas > Gerenciar estado do A-GPS e clicar em Redefinir para resetar os dados, e depois em Baixar para recomeçar a coletar as informações de localização.

Esta entrada foi publicada em Central de Ajuda. Adicione o link permanente aos seus favoritos.